A campanha inclusiva lançada pelo Governo espanhol encoraja as mulheres a “brindar a um verão para todos, sem estereótipos”.
O Ministério da Igualdade de Espanha lançou uma campanha inclusiva de verão, a encorajar mulheres de todas as formas e tamanhos a ir à praia.
A imagem promocional da campanha apresenta cinco mulheres de diferentes tipos de corpo, idades e etnias, a desfrutar de um dia ao sol.
“O verão também é nosso”, diz o slogan. “Desfrute-o como, onde e com quem quiser”. A campanha também apresenta uma mulher com uma mastectomia, em topless.
“Todos os corpos são corpos de praia“, afirma Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais e secretária-geral do partido Podemos, através do Twitter, acrescentando que “são para ser cuidados, respeitados e desfrutados”.
Todos los cuerpos son cuerpos de playa. Y de montaña. Nuestros cuerpos son para ser cuidados, respetados y disfrutados. #ElVeranoEsNuestro pic.twitter.com/lV4ezI0jHE
— Ione Belarra (@ionebelarra) July 27, 2022
Antonia Morillas, chefe do Instituto Espanhol da Mulher e da organização por detrás da iniciativa, informou que as expectativas físicas afetaram a auto-estima das mulheres e negaram-lhes os seus direitos, segundo o The Guardian.
“Corpos diversos, livres de estereótipos de género, a ocupar todos os espaços. O verão também nos pertence. Livre, igual e diverso”, garantiu Morillas esta quarta-feira.
“Hoje brindamos a um verão para todos, sem estereótipos e violência estética contra os nossos corpos”, insistiu líder do Instituto Espanhol da Mulher.
No entanto, surgiram algumas críticas que pediam que os homens também fossem incluídos na campanha. Cayo Lara, antigo líder da coligação Esquerda Unida, acusou a iniciativa de ser absurda e de tentar “criar um problema onde ele não existe“.
O Podemos, também de esquerda, reagiu às críticas também no Twitter, onde mandou um recado: “Se os corpos te incomodam, podes ficar em casa a twittar“.
Si te molestan los cuerpos, puedes quedarte en casa tuiteando, de verdad que no pasa nada 😏 pic.twitter.com/sCYGZZGjS5
— PODEMOS (@PODEMOS) July 27, 2022