Milhares de títulos enganaram os leitores sobre o Papa (incluindo o do ZAP)

4

EPA/VATICAN MEDIA

Papa Francisco

“Ser homossexual não é um crime. Sim, mas é um pecado”. As palavras foram essas. Mas o contexto foi outro – e isso vê-se no vídeo da entrevista.

O Papa Francisco saltou para as notícias em todo o mundo, ao longo da semana passada.

Não propriamente por causa da nossa polémica à volta da Jornada Mundial da Juventude (que contará com a sua presença), mas por causa de uma ideia que deixou numa entrevista.

O título desse artigo, que milhares de publicações partilharam e que também nós partilhámos aqui, anuncia: ‘Papa Francisco diz que ser homossexual não é um crime, mas é um pecado’.

Não é verdade.

Ou melhor, as palavras foram exactamente essas. Isso está correcto. Aliás, pelo meio do artigo, lê-se: “Ser homossexual não é um crime. Não é um crime. Sim, mas é pecado”.

Tudo isto foi dito pelo Papa. E, passando para artigos escritos, está tudo certo.

Mas, no mundo do jornalismo, nem sempre vemos/ouvimos as declarações originais. Deveria ser sempre assim, mas não é. Por falta de recursos, por falta de tempo, porque há outras prioridades naquele momento.

As palavras foram essas, mas o contexto foi este:

O momento-chave decorre aos 16 segundos deste vídeo.

Quando o Papa disse “sim, mas é pecado” – Francisco está a simular que alguém lhe está a dizer isso. Alguém está a reagir com essa ideia que a homossexualidade “não é crime, mas é pecado”.

Alguém está a dizer isso. Não ele.

E depois o Papa responde a esse comentário que ouve muitas vezes: “Muito bem mas (se dizem isso), primeiro, vamos distinguir entre um pecado e um crime. Porque também é pecado faltar com a caridade ao próximo”.

O Papa Francisco explicou neste sábado que estava a referir-se “ao ensinamento moral católico” nesse momento da entrevista.

Ou seja, é a simulação de uma conversa: o Papa diz que ser homossexual não é crime mas logo a seguir ouve alguém a confrontá-lo: “Ah, pode não ser crime, mas dizem que é pecado…”.

Esse é o contexto que nos ficou claro, depois de vermos o vídeo (dias mais tarde, sim).

Apesar de não ser da nossa autoria o título ‘Papa Francisco diz que ser homossexual não é um crime, mas é um pecado’, publicámos tal e qual como estava.

Por outro lado, convém partilhar com os nossos leitores outro facto: logo na altura da divulgação desta entrevista, estivemos atentos a estas declarações.

Investigámos em diversas fontes se a sequência das palavras do Papa tinha sido exactamente esta. Ou se teria sido ao contrário: “Ser homossexual não é um pecado. Sim, mas é crime”. Porque o que vem a seguir ao “mas” faz a diferença.

No entanto, em todas as fontes (menos uma) que encontrámos, a sequência era crime-pecado. Incluindo na fonte original, a The Associated Press. Por escrito, foi isto. Em “viva voz”, foi diferente.

O ZAP pede desculpa pelo lapso.

ZAP //

4 Comments

  1. Nem é Crime nem Pecado , cada Um é livre de ser o que quer ser , isto logo que não faça proselitismo a Homossexualidade sobre todas as formas , não é Pecado nem Crime , mas anormal é !

    • Anormal? A homossexualidade é o gosto de uma pessoa. Uns gostam, outros não. Até poderíamos dizer que é contra a natureza, mas na verdade nem isso. No reino animal há muitas espécies em que a homossexualidade (ter sexo com outro/a do mesmo género) é prática comum. Nós, como seres animais que somos, não podemos ter o mesmo que têm os outros seres animais?

      Homossexualidade, segundo a vista da igreja, é pecado. Porquê? Uma razão simples: o casamento, segundo a igreja católica, acontece entre um homem e uma mulher. Não tem sentido, repito, para a igreja católica, haver casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Além disso, o sexo fora do casamento, para a igreja, é pecado. Daí a homossexualidade ser pecado, segundo a igreja.

      Mas isso é para os católicos, os que seguem os ensinamentos a igreja. Para todos os outros, é o gosto de uma pessoa. Não é crime nem pecado e muito menos anormalidade.

      Antes que pensem que eu sou homossexual, não sou. Apenas aceito que outros tenham gosto diferente do meu. Isso é lá com os outros. Eles vivem a vida deles e eu vivo a minha.

      • Desculpe , mas tenho dificuldade en comparar , en termos de orientações Sexuais , a raça Humana à raça Canina por exemplo ! . Como afirmei , sou tolerante o que não quer dizer que aprove tais “inclinações” ! ….. Satisfeito ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.