Há estudos que associam o consumo de canela à diminuição do perímetro da cintura e do índice de massa corporal, mas os efeitos o tipo de canela usada não é a que está à venda nos supermercados.
A canela é utilizada há muito tempo em todo o mundo, tanto em pratos e bebidas doces como salgados.
Mas uma nova tendência do TikTok afirma que adicionar uma colher de chá de canela ao seu café diário (e um pouco de cacau para o tornar mais saboroso) durante uma semana pode ajudá-lo a queimar gordura. Há alguma verdade nisto?
Nem toda a canela é igual
Existem dois tipos de canela, ambos provenientes da moagem da casca da árvore cinnamomum e podem incluir vários ingredientes ativos naturais.
A canela de cássia é o tipo mais comum disponível nas mercearias. Tem um sabor amargo e contém níveis mais elevados de um dos ingredientes activos, o cinamaldeído, um composto que confere à canela o seu sabor e odor. Cerca de 95% da canela de cássia é cinamaldeído.
A outra é a canela do Ceilão, que tem um sabor mais doce. Contém cerca de 50-60% de cinamaldeído.
A canela queima gordura? O que dizem os estudos?
Uma revisão de 35 estudos examinou se o consumo de canela poderia afetar o perímetro da cintura, que está ligado ao aumento dos níveis de gordura corporal. Verificou-se que doses de canela inferiores a 1,5 gramas por dia (cerca de meia colher de chá) diminuíram o perímetro da cintura em 1,68 cm. No entanto, o consumo de mais de 1,5 g/dia não teve um efeito significativo.
Uma meta-análise de 21 ensaios clínicos com um total de 1480 participantes revelou que a canela também reduziu o índice de massa corporal (IMC) em 0,40 kg/m² e o peso corporal em 0,92 kg. Mas não alterou a composição da massa gorda ou magra dos participantes.
Outra revisão geral, que incluiu todas as meta-análises, encontrou um pequeno efeito da canela na perda de peso. Os participantes perderam uma média de 0,67 kg e reduziram o seu IMC em 0,45 kg/m².
Assim, de um modo geral, a perda de peso que observamos nestes estudos de elevada qualidade é muito pequena, variando entre dois e seis meses e, na sua maioria, sem alterações na composição corporal.
Os estudos incluíram pessoas com diferentes doenças, e a maioria era do Médio Oriente e/ou do subcontinente indiano. Por isso, não podemos ter a certeza de que veríamos este efeito em pessoas com outros perfis de saúde e noutros países. Além disso, os estudos foram efetuados em diferentes períodos de tempo, de dois a seis meses.
Os suplementos eram diferentes, consoante o estudo. Alguns continham o princípio ativo extraído da canela, outros utilizavam canela em pó. As doses variavam de 0,36 g a 10 g por dia.
Também utilizaram os dois tipos diferentes de canela – mas nenhum dos estudos utilizou canela do supermercado.
Como é que a canela pode resultar numa pequena perda de peso?
Existem vários mecanismos possíveis.
Parece permitir que a glicose (açúcar) no sangue entre mais rapidamente nas células do corpo. Isto reduz os níveis de glucose no sangue e pode fazer com que a insulina funcione mais eficazmente.
Também parece melhorar a forma como decompomos a gordura quando precisamos dela para obter energia.
Por fim, pode fazer com que nos sintamos saciados durante mais tempo, abrandando a rapidez com que os alimentos são libertados do estômago para o intestino delgado.
Quais são os riscos?
A canela é geralmente considerada segura quando utilizada como especiaria na cozinha e nos alimentos.
No entanto, nos últimos meses, os Estados Unidos e a Austrália emitiram alertas de saúde sobre o nível de chumbo e outros metais pesados em algumas preparações de canela.
O chumbo entra como contaminante durante o crescimento (a partir do ambiente) e na colheita. Nalguns casos, foi sugerido que pode ter havido uma contaminação intencional.
Algumas pessoas podem ter efeitos secundários com a canela, incluindo dores gastrointestinais e reações alérgicas.
Um dos ingredientes ativos, a cumarina, pode ser tóxico para o fígado de algumas pessoas. Este facto levou a Autoridade Alimentar Europeia a estabelecer um limite de 0,1mg/kg de peso corporal.
A canela Cassia contém até 1% de cumarina e a variedade Ceilão contém muito menos, 0,004%. Assim, para pessoas com peso superior a 60 kg, 2 colheres de chá (6g) de canela cássia fariam com que ultrapassassem o limite de segurança.
E o café e o cacau?
Muitas pessoas podem pensar que o café também pode ajudar a perder peso. No entanto, ainda não existem boas provas que sustentem este facto.
Um estudo observacional concluiu que beber uma chávena de café regular estava associado a uma redução do peso ganho ao longo de quatro anos, mas por uma quantidade muito pequena: uma média de 0,12 kg.
O cacau de boa qualidade e o chocolate preto também demonstraram reduzir o peso. Mas, mais uma vez, a perda de peso foi pequena (entre 0,2 e 0,4 kg) e apenas após o consumo durante quatro a oito semanas.
Então, o que é que tudo isto significa?
O uso da canela pode ter um efeito muito pequeno sobre o peso, mas é improvável que proporcione uma perda de peso significativa sem outros ajustes no estilo de vida.
Também é preciso lembrar que estes ensaios utilizaram produtos diferentes da canela que compramos nas lojas. A forma como armazenamos e o tempo que conservamos a canela pode também ter impacto ou degradar os ingredientes ativos.
E consumir mais não vai trazer benefícios adicionais. De facto, pode aumentar o risco de efeitos secundários.
Por isso, se gosta do sabor da canela no seu café, continue a adicioná-la, mas dado o seu sabor forte, é provável que só queira adicionar um pouco.
E por muito que gostássemos que isto fosse verdade, não vamos certamente obter quaisquer benefícios em termos de perda de gordura se consumirmos canela em donuts ou em pães, devido à sua elevada contagem de quilojoules.
Se quiser perder peso, existem abordagens apoiadas por provas que não vão estragar o seu café da manhã.
ZAP // The Conversation