Teste de respiração pode revolucionar diagnóstico do cancro (e salvar milhares de vidas)

Um teste de respiração que poderia revolucionar o diagnóstico do cancro está a ser  testado no Reino Unido. Se funcionar, pode vir a salvar muitas vidas.

O dispositivo Breath Biopsy foi desenvolvido para detetar marcas de cancro em moléculas exaladas por pacientes. Os cientistas esperam que isto leve a um método mais simples e mais barato de detetar cancro num estágio inicial, quando é mais provável que respondam ao tratamento.

O “bafómetro” de cancro tem o potencial de salvar milhares de vidas e economizar milhões em custos de saúde.

O teste de dois anos, que acontece no Hospital Addenbrooke em Cambridge, está a recrutar 1.500 participantes, incluindo indivíduos saudáveis e pacientes com cancro.

Inicialmente, os pacientes com suspeita de cancro no esófago ou no estômago farão o teste. Mais tarde, o estudo será estendido para incluir cancro da próstata, rim, bexiga, fígado e pâncreas.

A investigadora-chefe, Rebecca Fitzgerald, do Centro de Pesquisa de Cancro do Reino Unido, disse: “Precisamos urgentemente de desenvolver novas ferramentas, como este teste de respiração, que poderia ajudar a detetar e diagnosticar o cancro mais cedo, dando aos pacientes uma maior probabilidade de sobreviverem à doença. Através deste ensaio clínico, esperamos encontrar marcas na respiração necessárias para detetar cancro mais cedo”.

Os participantes terão de respirar durante dez minutos para o “bafómetro”. As moléculas transportadas pelo ar, chamadas compostos orgânicos voláteis (COVs) recolhidas pelo teste, serão enviadas a um laboratório em Cambridge para análise.

Células no corpo produzem uma variedade de COVs como parte dos seus processos metabólicos normais. As moléculas entram nos pulmões e surgem na respiração. A ideia por trás do teste é que o cancro pode alterar o padrão dos COVs.

Billy Boyle, co-fundador e diretor executivo da Owlstone Medical, disse: “Há um potencial crescente de testes baseados na respiração para auxiliar no diagnóstico, ao lado dos testes de sangue e urina, num esforço para ajudar os médicos a detetar e tratar doenças. O conceito de analisar o corpo inteiro de uma forma totalmente não invasiva é muito poderoso e pode reduzir os danos”.

De acordo com o The Independent, na Inglaterra, quase metade dos cancro são diagnosticados num estágio tardio. O diagnóstico tardio é uma das principais razões pelas quais apenas 12% dos pacientes com cancro no esófago sobrevivem por até 10 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …