Teste de respiração pode revolucionar diagnóstico do cancro (e salvar milhares de vidas)

Um teste de respiração que poderia revolucionar o diagnóstico do cancro está a ser  testado no Reino Unido. Se funcionar, pode vir a salvar muitas vidas.

O dispositivo Breath Biopsy foi desenvolvido para detetar marcas de cancro em moléculas exaladas por pacientes. Os cientistas esperam que isto leve a um método mais simples e mais barato de detetar cancro num estágio inicial, quando é mais provável que respondam ao tratamento.

O “bafómetro” de cancro tem o potencial de salvar milhares de vidas e economizar milhões em custos de saúde.

O teste de dois anos, que acontece no Hospital Addenbrooke em Cambridge, está a recrutar 1.500 participantes, incluindo indivíduos saudáveis e pacientes com cancro.

Inicialmente, os pacientes com suspeita de cancro no esófago ou no estômago farão o teste. Mais tarde, o estudo será estendido para incluir cancro da próstata, rim, bexiga, fígado e pâncreas.

A investigadora-chefe, Rebecca Fitzgerald, do Centro de Pesquisa de Cancro do Reino Unido, disse: “Precisamos urgentemente de desenvolver novas ferramentas, como este teste de respiração, que poderia ajudar a detetar e diagnosticar o cancro mais cedo, dando aos pacientes uma maior probabilidade de sobreviverem à doença. Através deste ensaio clínico, esperamos encontrar marcas na respiração necessárias para detetar cancro mais cedo”.

Os participantes terão de respirar durante dez minutos para o “bafómetro”. As moléculas transportadas pelo ar, chamadas compostos orgânicos voláteis (COVs) recolhidas pelo teste, serão enviadas a um laboratório em Cambridge para análise.

Células no corpo produzem uma variedade de COVs como parte dos seus processos metabólicos normais. As moléculas entram nos pulmões e surgem na respiração. A ideia por trás do teste é que o cancro pode alterar o padrão dos COVs.

Billy Boyle, co-fundador e diretor executivo da Owlstone Medical, disse: “Há um potencial crescente de testes baseados na respiração para auxiliar no diagnóstico, ao lado dos testes de sangue e urina, num esforço para ajudar os médicos a detetar e tratar doenças. O conceito de analisar o corpo inteiro de uma forma totalmente não invasiva é muito poderoso e pode reduzir os danos”.

De acordo com o The Independent, na Inglaterra, quase metade dos cancro são diagnosticados num estágio tardio. O diagnóstico tardio é uma das principais razões pelas quais apenas 12% dos pacientes com cancro no esófago sobrevivem por até 10 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …