Teste de respiração pode revolucionar diagnóstico do cancro (e salvar milhares de vidas)

Um teste de respiração que poderia revolucionar o diagnóstico do cancro está a ser  testado no Reino Unido. Se funcionar, pode vir a salvar muitas vidas.

O dispositivo Breath Biopsy foi desenvolvido para detetar marcas de cancro em moléculas exaladas por pacientes. Os cientistas esperam que isto leve a um método mais simples e mais barato de detetar cancro num estágio inicial, quando é mais provável que respondam ao tratamento.

O “bafómetro” de cancro tem o potencial de salvar milhares de vidas e economizar milhões em custos de saúde.

O teste de dois anos, que acontece no Hospital Addenbrooke em Cambridge, está a recrutar 1.500 participantes, incluindo indivíduos saudáveis e pacientes com cancro.

Inicialmente, os pacientes com suspeita de cancro no esófago ou no estômago farão o teste. Mais tarde, o estudo será estendido para incluir cancro da próstata, rim, bexiga, fígado e pâncreas.

A investigadora-chefe, Rebecca Fitzgerald, do Centro de Pesquisa de Cancro do Reino Unido, disse: “Precisamos urgentemente de desenvolver novas ferramentas, como este teste de respiração, que poderia ajudar a detetar e diagnosticar o cancro mais cedo, dando aos pacientes uma maior probabilidade de sobreviverem à doença. Através deste ensaio clínico, esperamos encontrar marcas na respiração necessárias para detetar cancro mais cedo”.

Os participantes terão de respirar durante dez minutos para o “bafómetro”. As moléculas transportadas pelo ar, chamadas compostos orgânicos voláteis (COVs) recolhidas pelo teste, serão enviadas a um laboratório em Cambridge para análise.

Células no corpo produzem uma variedade de COVs como parte dos seus processos metabólicos normais. As moléculas entram nos pulmões e surgem na respiração. A ideia por trás do teste é que o cancro pode alterar o padrão dos COVs.

Billy Boyle, co-fundador e diretor executivo da Owlstone Medical, disse: “Há um potencial crescente de testes baseados na respiração para auxiliar no diagnóstico, ao lado dos testes de sangue e urina, num esforço para ajudar os médicos a detetar e tratar doenças. O conceito de analisar o corpo inteiro de uma forma totalmente não invasiva é muito poderoso e pode reduzir os danos”.

De acordo com o The Independent, na Inglaterra, quase metade dos cancro são diagnosticados num estágio tardio. O diagnóstico tardio é uma das principais razões pelas quais apenas 12% dos pacientes com cancro no esófago sobrevivem por até 10 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …