A Terra Média fica na Holanda

A cidade de Geldrop, nos Países Baixos, é o sonho dos fãs do Senhor dos Anéis: em um dos seus bairros, todas as ruas têm nomes de personagens criadas por JRR Tolkien.

A poucos quilómetros de Eindhoven, no sul da Holanda, é possível sentir-se em plena Terra Média – pelo menos se tiver um mapa nas mãos.

O bairro de Genoenhuis, na cidade de Geldrop, foi renovado na década de 90 para dar origem a uma zona residencial que ganhou um toque especial: alguém reparou que “as ruas formavam um padrão que sugeria o formato de um anel” e decidiu-se que esse seria o tema da nomenclatura urbanística da zona. De acordo com um habitante, “todos os nomes de ruas em Geldrop têm um determinado tema para cada vizinhança, mas este é definitivamente o mais engraçado.”

A principal artéria da localidade chama-se Laan van Tolkien (Avenida de Tolkien), a partir da qual é possível encontrar ruas batizadas de Frodo, Gandalf, Aragorn, Legolas, Galadriel ou Arwen. Tudo bem organizado, com áreas para cada grupo de personagens: humanos, elfos, anões, por aí além. Nem todos os nomes puderam entrar na escolha, já que era preciso que fossem minimamente pronunciáveis.

O próprio infantário foi batizado segundo a tradição da cidade – De Hobbit (O Hobbit) -, e um turista chega mesmo a afirmar que o cemitério fica na Rua Saruman, a única rua que tem o nome de um vilão.

Se duvida até do Google, espreite o site oficial de Geldrop e confirme no mapa oficial o nome das ruas. Aproveite e confira outras cidades com ruas batizadas segundo a tradição de JRR Tolkien, como Kearns, no Utah (EUA), ou South Woodham Ferrers, no Reino Unido.

Aline Flor, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …