Quanto tempo de vida perdemos à espera nos semáforos? Mais do que imagina

No total, podemos perder mais de seis meses de vida à espera que os semáforos fiquem verdes.

Alguma vez se perguntou quanto tempo é que já perdeu hoje à espera que o semáforo fique verde? Ou nesta semana? Ou neste mês? Ou na sua vida inteira?

Não temos dados específicos sobre Portugal, mas há alguns dados sobre os Estados Unidos que nos podem dar uma ideia. Em média, segundo a Associação Americana Automóvel, os norte-americanos passam cerca de 12 dias por ano no carro.

Uma parte considerável desse tempo é passada à espera dos semáforos. O tempo que um semáforo demora a ficar verde varia muito de zona para zona e também depende da hora, com os semáforos a operar com temporizadores programados.

De acordo com os dados da Associação Americana Automóvel, os norte-americanos passam cerca de 58,6 minutos por ano à espera nos semáforos. Se tivermos em conta uma esperança média de vida de 79,8 anos, isso significa que os americanos passam quase 6,5 meses das suas vidas presos nos semáforos.

Outros cálculos da Best Life indicam que a quantidade de tempo média em que um semáforo fica vermelho de cada vez é entre 60 e 90 segundos. Isto significa que, idealmente, um condutor passa uma média de 75 segundos à espera em cada semáforo.

Se tivermos em conta a estimativa de que aproximadamente 20% de todo o tempo de condução é gasto em sinais vermelhos, isto certamente pode aumentar. Os dados indicam que o americano médio gasta 17 600 minutos a conduzir por ano. São 3520 minutos, ou 58,6 horas, gastos à espera em sinais vermelhos a cada 365 dias.

Para quem começa a conduzir aos 15 anos e usa o carro todos os dias até aos 65 anos, isso significa que passará 2930 horas parado em semáforos antes de se reformar. Isto equivale a 122 dias, ou cerca de 4 meses da sua vida. Para quem continua a conduzir até aos para 75 anos, esse número dispara para 142 horas.

O engenheiro David Levinson chegou a uma conclusão bem menos dramática, mas também maior do muitos pensam. Ele baseou os seus números numa experiência onde calculou um tempo de espera de 60 segundos numa área urbana. Depois de compilar os dados, chegou a várias estimativas de tempo de espera.

No extremo conservador, o tempo médio de espera atrás de um sinal vermelho foi de 75 segundos por dia, o que chega a 456 minutos por ano. Usando essa informação e baseando-a na suposição de que uma pessoa média conduz sete dias por semana durante cerca de 50 anos, esse número cai para algo em torno de 2,2 semanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.