Há uma poderosa “tempestade cósmica” num quasar distante (e pode arrasar uma galáxia inteira)

Uma equipa de astrónomos da Observatório Internacional Gemini detetou um quasar distante conhecido como SDSS J135246.37 + 423923. Este é o quasar mais ativo já registado.

O fluxo de energia criado pelo quasar é 13% a velocidade da luz e carrega grandes quantidades de energia, podendo afetar drasticamente a formação estelar ao atingir uma galáxia inteira. O quasar está localizado a 10 mil milhões de anos-luz da Terra.

O estudo, publicado em março na revista científica The Astrophysical Journal, mediu o fluxo de energia criado pelo quasar. “Embora ventos de alta velocidade tenham sido observados anteriormente em quasares, eram finos e insignificantes, carregando apenas uma quantidade relativamente pequena de massa”, disse Sarah Gallagher, astrónoma da Western University, no Canadá, em comunicado.

Em comparação, o fluxo do quasar carrega uma quantidade enorme de massa a velocidades incríveis. O vento é extremamente poderoso. Porém, ainda não se sabe como é que o quasar consegue lançar algo tão substancial.

A equipa de investigadores também conseguiu observar um buraco negro supermassivo que alimenta o quasar. A massa do buraco negro é 8,6 mil milhões de vezes maior do que o Sol e é cerca de duas mil vezes maior do que o buraco negro localizado no centro da Via Láctea. Também é 50% mais massivo em comparação com o buraco negro localizado na galáxia Messier 87.



Os quasares, também conhecidos como “objetos quase-estelares”, são um tipo de objetos espaciais astrofísicos extraordinariamente luminosos que podem ser encontrados no centro de galáxias enormes. Os quasares podem ofuscar todas as estrelas localizadas na sua galáxia por causa dos seus buracos negros supermassivos, tornando-os os objetos mais brilhantes do espaço.

Devido à energia massiva libertada pelos quasares, são criados ventos cósmicos poderosos que podem afetar a formação de uma galáxia inteira.

Comparado com um quasar normal, o fluxo de energia do SDSS J135246.37 + 423923.5 é tão poderoso e espesso que a equipe de astrónomos teve dificuldades em detetar as caraterísticas do quasar, embora os seus comprimentos de onda sejam visíveis.

Ainda assim, os investigadores conseguiram observar claramente o quasar com a ajuda do Espectrógrafo de Infravermelho Próximo de Gémeos (GNIRS), capturando uma visão clara dos comprimentos de onda infravermelhos do quasar.

Os resultados provaram que o SDSS J135246.37 + 423923.5 é o quasar mais ativo alguma vez registado.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …