Há uma poderosa “tempestade cósmica” num quasar distante (e pode arrasar uma galáxia inteira)

Uma equipa de astrónomos da Observatório Internacional Gemini detetou um quasar distante conhecido como SDSS J135246.37 + 423923. Este é o quasar mais ativo já registado.

O fluxo de energia criado pelo quasar é 13% a velocidade da luz e carrega grandes quantidades de energia, podendo afetar drasticamente a formação estelar ao atingir uma galáxia inteira. O quasar está localizado a 10 mil milhões de anos-luz da Terra.

O estudo, publicado em março na revista científica The Astrophysical Journal, mediu o fluxo de energia criado pelo quasar. “Embora ventos de alta velocidade tenham sido observados anteriormente em quasares, eram finos e insignificantes, carregando apenas uma quantidade relativamente pequena de massa”, disse Sarah Gallagher, astrónoma da Western University, no Canadá, em comunicado.

Em comparação, o fluxo do quasar carrega uma quantidade enorme de massa a velocidades incríveis. O vento é extremamente poderoso. Porém, ainda não se sabe como é que o quasar consegue lançar algo tão substancial.

A equipa de investigadores também conseguiu observar um buraco negro supermassivo que alimenta o quasar. A massa do buraco negro é 8,6 mil milhões de vezes maior do que o Sol e é cerca de duas mil vezes maior do que o buraco negro localizado no centro da Via Láctea. Também é 50% mais massivo em comparação com o buraco negro localizado na galáxia Messier 87.

Os quasares, também conhecidos como “objetos quase-estelares”, são um tipo de objetos espaciais astrofísicos extraordinariamente luminosos que podem ser encontrados no centro de galáxias enormes. Os quasares podem ofuscar todas as estrelas localizadas na sua galáxia por causa dos seus buracos negros supermassivos, tornando-os os objetos mais brilhantes do espaço.

Devido à energia massiva libertada pelos quasares, são criados ventos cósmicos poderosos que podem afetar a formação de uma galáxia inteira.

Comparado com um quasar normal, o fluxo de energia do SDSS J135246.37 + 423923.5 é tão poderoso e espesso que a equipe de astrónomos teve dificuldades em detetar as caraterísticas do quasar, embora os seus comprimentos de onda sejam visíveis.

Ainda assim, os investigadores conseguiram observar claramente o quasar com a ajuda do Espectrógrafo de Infravermelho Próximo de Gémeos (GNIRS), capturando uma visão clara dos comprimentos de onda infravermelhos do quasar.

Os resultados provaram que o SDSS J135246.37 + 423923.5 é o quasar mais ativo alguma vez registado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …