Aumento de temperatura vai fazer Península Ibérica “assar”, alertam cientistas

Universidade de Aveiro

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro sugere que as temperatura da Península Ibérica vão aumentar de forma “muito preocupante” durante este século.

As previsões apontam que até 2100 podem ser registados “aumentos da temperatura média de dois a três graus ao longo de todo o ano, o suficiente para causar graves impactos no meio ambiente e na saúde pública”.

De acordo com o estudo, publicado recentemente na revista científica Climate Dynamics, “há mesmo regiões que poderão registar aumentos de quatro a cinco graus centígrados nas máximas diárias”.

“Aumentos das temperaturas vão ‘assar’ a Península Ibérica”, lê-se no título do comunicado citado esta quarta-feira pelo jornal Público. “As implicações poderão ser enormes”, alerta o coautor do estudo David Carvalho.

“O número de dias por ano com temperaturas máximas acima dos 40 graus centígrados poderá aumentar até cerca de 50 dias por ano no final deste século”, diz ainda o investigador. Assim, prevê-se que daqui a algumas décadas “poderemos ter três meses por ano em que as temperaturas máximas diárias são acima de 40 graus Celsius”.

Aliás, um estudo publicado em 2016 anunciava que, se não fosse invertido o atual ciclo de aquecimento global, a Península Ibérica poderia transformar-se num deserto até 2100.

David Carvalho salienta que os aumentos de temperatura vão certamente trazer “consequências significativas para a saúde humana, mas principalmente para o meio ambiente e em áreas como a agricultura, os fogos florestais, a desertificação ou a seca”.

Não só as temperatura máximas serão afetadas pelas alterações climáticas, mas também as temperaturas mínima e média diária.

“As temperaturas médias e máximas são projetadas para aumentar cerca de dois graus para o período 2046-2065 e quatro graus para 2081-2100, com frequências muito mais altas de dias acima de 20 (temperatura média) e 30 graus (temperatura máxima). Contudo, são projetados aumentos muito mais elevados no Sul de Espanha, nas cadeias montanhosas Cantábrico e Pirenéus, enquanto os mais baixos são projetados para as zonas costeiras atlânticas”, lê-se no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …