Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a longevidade e acelerar o envelhecimento, mesmo que o brilho não atingia diretamente os olhos.

De acordo com estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Aging and Mechanisms of Disease, esta luz causa não só danos na retina como também nas células cerebrais.

Os cientistas verificaram que este efeito era total no caso das moscas, que funcionaram neste procedimento experimental como “ratos de laboratório”. A investigação consistiu em expor os insetos à luz azul do LED durante 12 horas e depois colocá-los durante mais 12 horas no escuro, explica a publicação.

As moscas expostas à luz azul sofreram danos nas células da retina e nos neurónios, tendo a sua capacidade comum de “trepar” paredes diminuído. Apesar de alguns dos animais estudados terem sofrido mutações e não terem desenvolvido os olhos, estes sofreram também danos cerebrais e declínio das suas capacidades básicas.

Citada em comunicado, Jadwiga Giebultowicz, uma das autoras do estudo, frisou que a luz azul reduziu drasticamente a expectativa de vida das moscas e acelerou também o seu envelhecimento. A cientista acrescentou ainda que o uso da luz LED não foi ainda longo o suficiente, nem mesmo nos países mais desenvolvidos, para saber até que ponto este afeta a vida e a saúde dos seres humanos.

Eileen Chow, outro dos cientistas envolvidos, pediu que fosse criado um espectro de luz mais saudável para evitar eventuais efeitos nocivos da luz azul nos humanos. Até que seja desenvolvido, Chow aconselha evitar a luz LED através de óculos de âmbar ou ao ativar o filtro de luz azul já disponível em telemóveis e computadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …