Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a longevidade e acelerar o envelhecimento, mesmo que o brilho não atingia diretamente os olhos.

De acordo com estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Aging and Mechanisms of Disease, esta luz causa não só danos na retina como também nas células cerebrais.

Os cientistas verificaram que este efeito era total no caso das moscas, que funcionaram neste procedimento experimental como “ratos de laboratório”. A investigação consistiu em expor os insetos à luz azul do LED durante 12 horas e depois colocá-los durante mais 12 horas no escuro, explica a publicação.

As moscas expostas à luz azul sofreram danos nas células da retina e nos neurónios, tendo a sua capacidade comum de “trepar” paredes diminuído. Apesar de alguns dos animais estudados terem sofrido mutações e não terem desenvolvido os olhos, estes sofreram também danos cerebrais e declínio das suas capacidades básicas.

Citada em comunicado, Jadwiga Giebultowicz, uma das autoras do estudo, frisou que a luz azul reduziu drasticamente a expectativa de vida das moscas e acelerou também o seu envelhecimento. A cientista acrescentou ainda que o uso da luz LED não foi ainda longo o suficiente, nem mesmo nos países mais desenvolvidos, para saber até que ponto este afeta a vida e a saúde dos seres humanos.

Eileen Chow, outro dos cientistas envolvidos, pediu que fosse criado um espectro de luz mais saudável para evitar eventuais efeitos nocivos da luz azul nos humanos. Até que seja desenvolvido, Chow aconselha evitar a luz LED através de óculos de âmbar ou ao ativar o filtro de luz azul já disponível em telemóveis e computadores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …