Suspeito de ataque a mesquitas na Nova Zelândia vai ser submetido a avaliações de estado mental

Martin Hunter / EPA

O australiano Brenton Tarrant, apontado como o autor do ataque terrorista do mês passado em duas mesquitas de Christchurch, na Nova Zelândia, vai ser submetido a duas avaliações para determinar o seu estado mental. O homem enfrenta 50 acusações de homicídio e 39 de tentativa de homicídio. 

Segundo avançou esta sexta-feira o Expresso, o juiz Cameron Mander deliberou que os testes vão determinar se o suspeito, de 28 anos, está apto a ser julgado ou se é considerado louco.

Brenton Tarrant, que compareceu à curta audiência de tribunal por videoconferência a partir da prisão, ouviu o juiz e não fez quaisquer comentários. O magistrado manteve-o sob custódia e agendou para 14 de junho a sua próxima aparição em tribunal.

O suspeito está detido em regime de isolamento na Prisão de Auckland, em Paremoremo, considerada a mais dura da Nova Zelândia. Brenton Tarrant foi preso a 15 de março pelo seu envolvimento no ataque na mesquita de Al Noor e no Centro Islâmico de Linwood.

Na audiência do dia seguinte ao ataque, o suspeito recusou ser representado por um advogado e disse que planeava defender-se a si mesmo durante o julgamento. O homem permaneceu lúcido e sem mostrar qualquer tipo de arrependimento, indicou então o advogado Richard Peters, inicialmente designado para o defender.

Richard Peters afirmou que o réu não parecia ser mentalmente instável, apesar de expressar a sua ideologia extremista. De acordo com o advogado, Brenton Tarrant procura usar o processo para fazer eco da sua ideologia.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, ordenou na semana passada a abertura de um inquérito ao ataque. Uma comissão real, o mais alto nível de inquérito independente no país, vai investigar se a polícia e os serviços de informação poderiam ter feito mais para evitar os tiroteios, revelou a chefe de Governo.

Jacinda Ardern esclareceu que o inquérito vai investigar igualmente questões relacionadas com o acesso a armas semi-automáticas e o papel que as redes sociais desempenharam no ataque. Parte dos tiroteios foi transmitido em direto pelo suspeito na Internet.

Em menos de uma semana após o ataque, Jacinda Ardern anunciou a proibição da venda de todas as armas de assalto e semi-automáticas. “A 15 de março, a nossa história mudou para sempre. Agora, as nossas leis também vão mudar”, disse.

A nova legislação, cuja proibição se aplica também às peças usadas para converter armas comuns em semi-automáticas de estilo militar, deverá entrar em vigor no próximo dia 11.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …