Estúdios de podcasts da plataforma não receberam os seus orçamentos para este ano. Há rumores sobre layoff.
E se chegasse à sua conta no Spotify e não tivesse lá os podcasts que costuma ouvir?
Não é um cenário previsível, em relação aos que já existem. Mas é um cenário que pode acontecer, que já está a acontecer, no que diz respeito a novos programas, produzidos pelos estúdios de podcast do Spotify.
Parcast e Gimlet Media são alguns desses estúdios. Os seus funcionários ainda não receberam os respectivos orçamentos para este ano.
A Bloomberg avisa que os directores nem avançam para novos programas, nem aprovam viagens para produções já feitas.
Os orçamentos têm criado uma confusão na secção de podcasts no Spotify: liderança, publicidade e mercados não se entendem. Os orçamentos estão bloqueados, no fundo.
Não está bem definido o orçamento para os estúdios, não há (tanto) dinheiro para viagens e imóveis, há programas cancelados e até há cortes na alimentação no escritório.
Este cenário está a deixar alguns funcionários preocupados – que pensam que a empresa não tem um plano claro para podcasts novos e originais.
Há rumores sobre uma reorganização nos estúdios internos. Já houve demissões em Janeiro e teme-se um layoff (redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho) em breve.
Dois directores já avisaram: querem tornar o negócio de podcast lucrativo até 2024 – e, para isso, cortar orçamentos faria algum sentido.