Sporting vs Boavista | Leão goleia em duelo felino

António Cotrim / Lusa

O Sporting aproveitou a derrota do Benfica no sábado ante o Belenenses para ficar a apenas dois pontos do primeiro lugar.

A formação de Alvalade recebeu e bateu tranquilamente o Boavista por 3-0, num duelo entre “leões e “panteras” no qual os da casa foram superiores em todos os momentos do jogo.

Nani, com um bis, e Bruno Fernandes marcaram os golos de um Sporting que realizou uma exibição consistente, embora longe de espectacular.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo bastante animado de parte a parte. No primeiro quarto-de-hora, os “leões” registavam 70% de posse de bola, 90% de eficácia de passe, cinco remates, dois deles enquadrados, mas os “axadrezados” respondiam também com três disparos, embora nenhum com boa direcção.
  • À meia-hora já os visitantes haviam “desaparecido” do jogo. O domínio leonino incentivou-se, com 72% de posse e muito jogo canalizado pelos flancos, em especial pelo direito (44%), não espantando os dez cruzamentos de bola corrida nesta fase.
  • E foi de um cruzamento, do lado esquerdo, realizado por Fredy Montero, que surgiu o 1-0. O colombiano colocou muito bem a bola à entrada da pequena área, onde surgiu Nani a cabecear para o fundo das redes.

  • O golo dos comandados de José Peseiro surgiu ao nono remate da equipa, quarto enquadrado, sendo que seis dos disparos aconteceram dentro da área “axadrezada”. Os visitantes não tentavam alvejar a baliza desde o minuto 14.
  • Perto do descanso, o Boavista tentou reagir, mas sem grande objectividade, não conseguindo, ao mesmo tempo, evitar que o Sporting rematasse quase livremente à sua baliza. Nesta altura os “leões” somavam 13 disparos, mas os enquadrados não passavam dos quatro.
  • Vantagem para os anfitriões, totalmente justificada pelo caudal ofensivo registado na primeira parte, sem deixar que o Boavista (excepto no arranque do jogo) causasse muitos problemas a Renan Ribeiro.
  • O Sporting teve muito mais posse, mais remates (também os únicos enquadrados) e uma boa eficácia de passe, fazendo dos cruzamentos uma das suas principais armas. O melhor a meio da partida era precisamente o autor do golo, Nani.
  • O internacional português registava um GoalPoint Rating de 6.5, dois remates, ambos enquadrados, um passe para finalização, um cruzamento eficaz em duas tentativas e um drible completo.
  • O início da segunda parte não trouxe nada de novo, muito menos melhorias no espectáculo em Alvalade. O Sporting perdeu um pouco de domínio (59% de posse de bola) nos primeiros 15 minutos e registava, nesta fase, dois remates, um enquadrado, precisamente os mesmos do Boavista. Mas foi então que surgiu Bruno Fernandes.
  • Aos 64 minutos, Diaby ganhou a linha de fundo do lado direito, cruzou atrasado e o médio português, à entrada da área, rematou de primeira para o 2-0. Um golo ao 16º disparo leonino na partida, sexto com boa direcção, o quarto “tiro” do jogador sportinguista. E esse tento “arrumou” definitivamente com o Boavista.
  • Apenas dois minutos volvidos, uma bola perdida chegou a Nani à entrada da área e este, de primeira, rematou enrolado. A bola embateu no chão, subiu e acabou por entrar na baliza boavisteira. Estava feito o 3-0.
  • Os golos de rajada tiveram o condão de “matar” o jogo. O Sporting pausou o seu jogo, o Boavista não mostrava qualidade para sequer criar perigo, pelo que a partida foi-se arrastando para o final.
  • A superioridade leonina era total, com 61% de posse aos 80 minutos, seis remates no segundo tempo, quatro enquadrados, vantagem nos duelos individuais (60% ganhos) e segurança em todos os momentos do jogo.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Nani ante o Boavista. O extremo português foi verdadeiramente decisivo na vitória em Alvalade, com uma exibição de qualidade em diversos momentos do jogo e num número considerável de variáveis.

O internacional luso registou o segundo GoalPoint Rating mais elevado da Liga NOS até ao momento, um 9.0 apenas superado pelo 9.5 de Pizzi na primeira jornada.

Nani bisou na partida, enquadrou os quatro remates que realizou, fez dois passes para finalização, completou duas de três tentativas de drible e ainda recuperou seis vezes a posse de bola. Imparável.

Jogadores em foco

  • Bruno Fernandes 7.6 – O médio tardava a aparecer, em especial no que toca a golos. Mas ante o Boavista, o português mostrou a qualidade que habituara os adeptos na época passada, com um golo em cinco remates, três passes para finalização, três cruzamentos eficazes em outras tantas tentativas e dois dribles completos.
  • Jérémy Mathieu 6.9 – O francês regressou à equipa para mostrar qualidade. Não se aventurou no ataque tanto como costuma, mas terminou com números defensivos de respeito, nomeadamente 11 acções defensivas e os três duelos aéreos ganhos.
  • Nemanja Gudelj 6.8 – O croata soltou-se das amarras defensivas, mais do que tinha feito até aqui pelo “leão”. Para além de três desarmes, avançou no terreno para criar uma ocasião flagrante de golo em dois passes para finalização e ainda tentou o remate em duas ocasiões.
  • Sebastián Coates 6.8 – O uruguaio acompanhou o colega francês da defesa nos bons números. O uruguaio esteve particularmente impressionante no jogo aéreo, tendo ganho os quatro duelos pelo ar em que participou nos momentos defensivos. E ainda realizou seis alívios.
  • Helton Leite 6.8 – Não fora a exibição do seu guarda-redes e o Boavista teria saído de Alvalade vergado a números mais pesados. O brasileiro somou seis defesas, cinco seguras e três a remates dentro da sua grande área.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …