/

Sporting goleia Moreirense e está a um ponto da Champions

Estela Silva / EPA

-

O Sporting venceu hoje 4-1 em casa do Moreirense, no jogo que encerrou a 30.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol, cimentando o terceiro lugar e ficando a um ponto de garantir a presença na Liga dos Campeões.

Com golos de Carlos Mané (02 minutos), Montero (34 e 85) e Tanaka (36) para os sportinguistas, e um único do brasileiro Leandro (44) para o clube de Guimarães, o clube de Alvalade fez a melhor série de resultados da temporada.

O Sporting soma nove jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, e em contrapartida o Moreirense voltou a perder em casa, onde ainda só conseguiu uma vitória (2-1 na receção ao vizinho Vitória de Guimarães) na segunda volta.

Apesar de ter em mente que em Alvalade, na 13.ª jornada, o Moreirense chegou a estar em vantagem durante mais de 50 minutos, já que o golo de Montero que permitiu o empate (1-1) só surgiu nos descontos, Marco Silva fez muitas alterações no onze do Sporting face ao que tinha defrontado na jornada anterior o Boavista (vitória caseira por 2-1), optando por poupar habituais titulares.

Rosell, João Mário, Adrien ou Carrillo, que tinham jogado com o Boavista, não foram opção, dando oportunidades a William Carvalho, André Martins, Carlos Mané e Montero. Já no centro da defesa, Ewerton foi o eleito para render o castigado Tobias Figueiredo.

Do lado do já tranquilo Moreirense, Miguel Leal teve de ‘inventar’ no miolo para colmatar a ausência, por castigo, do argentino Battaglia, fazendo entrar Lucas Souza e optando por recuar ligeiramente André Simões.

João Pedro, de regresso após castigo cumprido no último jogo em casa do Paços de Ferreira (empate 1-1), completou o ataque com Leandro e Arsénio.

Os ‘leões’ começaram o encontro praticamente a vencer graças ao golo de Carlos Mané, aos dois minutos, após passe do lado esquerdo de Montero.

Na primeira parte, os lisboetas não puderam queixar-se de falta de facilidades para entrar na área dos minhotos que para partir para o ataque apostavam em passes e cruzamentos largos, dependendo demasiado do lado direito e da criatividade de Arsénio.

Aos 34 minutos, naquela que foi a segunda real investida a uma baliza depois do tento inaugural, Danielson travou os ataques de Nani e Tanaka, mas não conseguiu evitar que Montero marcasse, com um pontapé de bicicleta, o segundo golo.

A eficácia ofensiva do Sporting acabaria por ficar selada e comprovada quando, dois minutos depois, aos 36, Tanaka – que assim cumpriu o seu terceiro jogo consecutivo enquanto titular, aproveitando bem a má condição física do argelino Slimani – aproveitou a passividade da defesa vimaranense para completar uma jogada de Nani e Montero e fazer o terceiro.

Antes do intervalo, na sequência de um livre cobrado por João Pedro, Leandro conseguiu iludir Patrício e ainda reduziu, aos 44 minutos, repondo alguma verdade no resultado, uma vez que, ainda que justa pela frieza bem executada do ataque visitante face a uma defesa claramente vulnerável devido à desatenção nos momentos fulcrais, a vantagem dos sportinguistas era exagerada.

Na segunda parte o encontro foi mais vivo, notando-se a capacidade de desmarcação do colombiano Montero, bem conjugado com o japonês Tanaka, enquanto no Moreirense ganhou destaque João Pedro que esteve perto de reduzir aos 57 e 63 minutos.

Carlos Mané podia ter bisado aos 67 minutos com um remate cruzado que só não surpreendeu Marafona.

Alex, aos 83, esteve perto do 3-2 que poderia reacender a incerteza e a tensão no encontro, mas falhou, algo que Montero, após cruzamento de Capel, não desperdiçou, fixando o resultado final em 4-1.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.