Sporting goleia Moreirense e está a um ponto da Champions

Estela Silva / EPA

-

O Sporting venceu hoje 4-1 em casa do Moreirense, no jogo que encerrou a 30.ª jornada da I Liga portuguesa em futebol, cimentando o terceiro lugar e ficando a um ponto de garantir a presença na Liga dos Campeões.

Com golos de Carlos Mané (02 minutos), Montero (34 e 85) e Tanaka (36) para os sportinguistas, e um único do brasileiro Leandro (44) para o clube de Guimarães, o clube de Alvalade fez a melhor série de resultados da temporada.

O Sporting soma nove jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, e em contrapartida o Moreirense voltou a perder em casa, onde ainda só conseguiu uma vitória (2-1 na receção ao vizinho Vitória de Guimarães) na segunda volta.

Apesar de ter em mente que em Alvalade, na 13.ª jornada, o Moreirense chegou a estar em vantagem durante mais de 50 minutos, já que o golo de Montero que permitiu o empate (1-1) só surgiu nos descontos, Marco Silva fez muitas alterações no onze do Sporting face ao que tinha defrontado na jornada anterior o Boavista (vitória caseira por 2-1), optando por poupar habituais titulares.

Rosell, João Mário, Adrien ou Carrillo, que tinham jogado com o Boavista, não foram opção, dando oportunidades a William Carvalho, André Martins, Carlos Mané e Montero. Já no centro da defesa, Ewerton foi o eleito para render o castigado Tobias Figueiredo.

Do lado do já tranquilo Moreirense, Miguel Leal teve de ‘inventar’ no miolo para colmatar a ausência, por castigo, do argentino Battaglia, fazendo entrar Lucas Souza e optando por recuar ligeiramente André Simões.

João Pedro, de regresso após castigo cumprido no último jogo em casa do Paços de Ferreira (empate 1-1), completou o ataque com Leandro e Arsénio.

Os ‘leões’ começaram o encontro praticamente a vencer graças ao golo de Carlos Mané, aos dois minutos, após passe do lado esquerdo de Montero.

Na primeira parte, os lisboetas não puderam queixar-se de falta de facilidades para entrar na área dos minhotos que para partir para o ataque apostavam em passes e cruzamentos largos, dependendo demasiado do lado direito e da criatividade de Arsénio.

Aos 34 minutos, naquela que foi a segunda real investida a uma baliza depois do tento inaugural, Danielson travou os ataques de Nani e Tanaka, mas não conseguiu evitar que Montero marcasse, com um pontapé de bicicleta, o segundo golo.

A eficácia ofensiva do Sporting acabaria por ficar selada e comprovada quando, dois minutos depois, aos 36, Tanaka – que assim cumpriu o seu terceiro jogo consecutivo enquanto titular, aproveitando bem a má condição física do argelino Slimani – aproveitou a passividade da defesa vimaranense para completar uma jogada de Nani e Montero e fazer o terceiro.

Antes do intervalo, na sequência de um livre cobrado por João Pedro, Leandro conseguiu iludir Patrício e ainda reduziu, aos 44 minutos, repondo alguma verdade no resultado, uma vez que, ainda que justa pela frieza bem executada do ataque visitante face a uma defesa claramente vulnerável devido à desatenção nos momentos fulcrais, a vantagem dos sportinguistas era exagerada.

Na segunda parte o encontro foi mais vivo, notando-se a capacidade de desmarcação do colombiano Montero, bem conjugado com o japonês Tanaka, enquanto no Moreirense ganhou destaque João Pedro que esteve perto de reduzir aos 57 e 63 minutos.

Carlos Mané podia ter bisado aos 67 minutos com um remate cruzado que só não surpreendeu Marafona.

Alex, aos 83, esteve perto do 3-2 que poderia reacender a incerteza e a tensão no encontro, mas falhou, algo que Montero, após cruzamento de Capel, não desperdiçou, fixando o resultado final em 4-1.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …

Bombeiros "em falência" exigem que Estado pague dívidas de 44 milhões de euros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, diz que as corporações de bombeiros estão "em falência técnica" e reclama ao Estado o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas. A Liga dos …

Médico de Maradona investigado por suspeitas de homicídio por negligência

O médico de Diego Maradona está sob investigação por suspeitas de homicídio por negligência. Leopoldo Luque desmente e diz que não tem nada a esconder. A casa e o consultório do médico de Diego Maradona, em …

Sporting acusado de pagar mais por Mattheus Oliveira para influenciar resultado

A Procuradoria-Geral da República está a investigar a transferência de Mattheus Oliveira, do Estoril para o Sporting CP, em 2017. Há suspeitas de influência de resultados. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que esclarece …