Álvaro Sobrinho suspeito de lavar dinheiro do BES Angola no Sporting

Tiago Petinga / Lusa

O empresário angolano Álvaro Sobrinho

Em causa está o aumento de capital da Sporting SAD, realizado em 2014, no qual a Holdimo, do ex-presidente do BES Angola Álvaro Sobrinho, passou a deter quase 30% do capital social.

Os investimentos de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola (BESA), no Sporting CP são um dos assuntos que estão a ser investigados pela Polícia Judiciária, que esta segunda-feira fez buscas nas sedes das SAD do Benfica, do Sporting e do Santa Clara.

As autoridades investigam a possibilidade de ter havido branqueamento de capitais entre 2011 e 2014. O processo estará relacionado com a entrada de capital na SAD por parte de Sobrinho, através da empresa Holdimo.



Álvaro Sobrinho terá lavado no Sporting CP 20 milhões de euros alegadamente desviados do BESA, avança o Correio da Manhã. O dinheiro terá tido origem nos financiamentos do BES ao BESA, caso que está a ser investigado num outro processo aberto em 2011.

A operação que levantou suspeitas na PJ foi o aumento de capital da Sporting SAD, em 2014, em que a Holdimo passou a deter quase 30% do capital da SAD ‘leonina’. O CM explica que a sociedade controlada por Sobrinho conseguiu isto através da conversão do crédito de 20 milhões de euros que detinha sobre a SAD leonina em novas ações de igual valor.

O crédito que a Holdimo tinha sobre a Sporting SAD resultou de direitos económicos de jogadores. A sociedade em que Álvaro Sobrinho detém uma participação de 99% tinha um contrato de parceria com o emblema de Alvalade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Numa altura em que se fala tanto em limpeza, higiene e desinfecção tem algum jeito acusar alguém de lavar uma das coisas mais sujas: o dinheiro? Realmente só recorrendo à ironia para aguentar todas estas notícias de crimes de “colarinho branco” que marcam os dias de um país tão pequenino mas recheado de “artistas” gigantes.

RESPONDER

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …