Álvaro Sobrinho suspeito de lavar dinheiro do BES Angola no Sporting

Tiago Petinga / Lusa

O empresário angolano Álvaro Sobrinho

Em causa está o aumento de capital da Sporting SAD, realizado em 2014, no qual a Holdimo, do ex-presidente do BES Angola Álvaro Sobrinho, passou a deter quase 30% do capital social.

Os investimentos de Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola (BESA), no Sporting CP são um dos assuntos que estão a ser investigados pela Polícia Judiciária, que esta segunda-feira fez buscas nas sedes das SAD do Benfica, do Sporting e do Santa Clara.

As autoridades investigam a possibilidade de ter havido branqueamento de capitais entre 2011 e 2014. O processo estará relacionado com a entrada de capital na SAD por parte de Sobrinho, através da empresa Holdimo.



Álvaro Sobrinho terá lavado no Sporting CP 20 milhões de euros alegadamente desviados do BESA, avança o Correio da Manhã. O dinheiro terá tido origem nos financiamentos do BES ao BESA, caso que está a ser investigado num outro processo aberto em 2011.

A operação que levantou suspeitas na PJ foi o aumento de capital da Sporting SAD, em 2014, em que a Holdimo passou a deter quase 30% do capital da SAD ‘leonina’. O CM explica que a sociedade controlada por Sobrinho conseguiu isto através da conversão do crédito de 20 milhões de euros que detinha sobre a SAD leonina em novas ações de igual valor.

O crédito que a Holdimo tinha sobre a Sporting SAD resultou de direitos económicos de jogadores. A sociedade em que Álvaro Sobrinho detém uma participação de 99% tinha um contrato de parceria com o emblema de Alvalade.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Numa altura em que se fala tanto em limpeza, higiene e desinfecção tem algum jeito acusar alguém de lavar uma das coisas mais sujas: o dinheiro? Realmente só recorrendo à ironia para aguentar todas estas notícias de crimes de “colarinho branco” que marcam os dias de um país tão pequenino mas recheado de “artistas” gigantes.

RESPONDER

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …

Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa. Este novo sistema de laser, instalado a …

Governo britânico aprova mais de 60 mil espetadores. OMS preocupada com relaxamento nas restrições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou esta terça-feira a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 …

Cabrita admite apuramento de responsabilidades para elementos do Movimento Zero

O ministro da Administração Interna admitiu esta terça-feira que estão a ser apuradas responsabilidades em relação ao comportamento de alguns elementos das forças de segurança na manifestação do Movimento Zero realizada na segunda-feira em Lisboa. “Estou …

Merkel critica governo português por abrir portas a britânicos (e usa Portugal como exemplo da descoordenação na UE)

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou esta terça-feira a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver …