Snowden está a negociar com os EUA o regresso ao país

askyog / Flickr

-

O antigo analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden está a negociar com as autoridades norte-americanas o seu regresso, em condições não especificadas, disse o advogado do informático ao jornal alemão ‘Der Spiegel’.

“Todos aqueles que têm algo a ver com o caso estão conscientes de que é aconselhável procurar uma solução que seja aceitável para ambas as partes, por isso há negociações em curso para uma solução a médio prazo”, disse o advogado do analista de sistemas que revelou a existência de um programa generalizado de escutas informáticas aos principais líderes políticos mundiais.

Segundo Wolfgang Kaleck, “é de esperar que o Governo democrático dos EUA abra caminho para Snowden” poder voltar ao país.

Numa conferência em janeiro, Edward Snowden afirmou que não contemplou voltar para o seu país por causa da Lei de Espionagem, apesar de as autoridades terem mostrado abertura para encontrar uma solução à medida para a complexa situação jurídica do analista informático, atualmente na Rússia.

Kaleck também admite que o próprio Snowden possa deslocar-se a Berlim, onde esta semana decorre uma investigação parlamentar para aferir a extensão da espionagem dos EUA em solo alemão.

Embora o Governo de Angela Merkel se tenha oposto à presença do informático no país por causa das implicações políticas e jurídicas, o executivo de Merkel disse que não houve uma resposta negativa formal ao pedido de Snowden e insta a opinião pública a apoiar a possibilidade de o informático ser ouvido na comissão parlamentar que investiga o âmbito das atividades de espionagem dos Estados Unidos na Alemanha.

Acusado de espionagem por Washington, o norte-americano, que está na origem de numerosas revelações sobre a NSA, obteve em agosto o estatuto de refugiado político na Rússia durante um ano, após ter passado mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto Moscovo-Cheremetievo.

O ex-analista da NSA, a quem as autoridades dos Estados Unidos retiraram o passaporte, não fez qualquer aparição pública desde a obtenção do asilo na Rússia até ao passado dia 2, quando colocou uma pergunta diretamente ao Presidente da Rússia durante uma conferência de imprensa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Câmaras impedidas de fazer contratos com empresas de presidentes de junta

Um acórdão de uniformização de jurisprudência do Supremo Tribunal Administrativo (STA) definiu ser ilegal as câmaras municipais contratarem empresas cujo sócio-gerente seja um presidente de Junta de Freguesia desse município. O Jornal de Notícias adianta esta …

Aposta na Saúde, habitação digna e duas pontes para Espanha. Plano de Recuperação é para "oportunidades únicas"

O Plano de Recuperação e Resiliência, que o Governo vai entregar a Bruxelas no próximo mês, serve para "oportunidades únicas". A versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderá ser entregue à Comissão Europeia …

Um dos maiores predadores do Cretáceo era um "monstro" do rio

A descoberta de um enorme conjunto de registros dentários mostra que um dos maiores predadores do Cretáceo era habitante do rio - e não um caçador terrestre. Uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino …

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …