Sessão única de radioterapia contra cancro da mama substitui semanas de tratamento

d.r. shutterstock / BBC

-

Uma opção de tratamento pioneiro contra o cancro de mama que substitui semanas de radioterapia por uma única sessão está a ser avaliada pelo NHS, o Serviço de Nacional Saúde britânico, e pode passar a ser oferecido aos pacientes em Inglaterra até ao fim do ano.

Neste novo procedimento, chamado radiação intraoperatória, uma dose de radiação é emitida por uma sonda inserida no interior do seio, depois de o tumor ser removido por uma cirurgia.

A sonda emite radiação no local da operação durante cerca de 30 minutos.

Caso seja aprovada pelo NHS, a novidade pode beneficiar cerca de 36 mil pessoas, além de ajudar o NHS a economizar dinheiro.

No entanto, o tratamento é adequado apenas para pacientes que estejam no estágio inicial da doença.

Actualmente, as portadoras de cancro da mama submetem-se a cirurgia para remover o tumor, após o que se submetem a pelo menos 15 sessões de radioterapia para aniquilar a doença, o que amplia os efeitos negativos do tratamento – náusea, queda de cabelo e perda de peso.

Única sessão

Testes realizados em mais de 2 mil pessoas indicam que a técnica tem um efeito similar à radioterapia convencional.

No entanto, como o procedimento foi desenvolvido recentemente, não há dados de longo prazo disponíveis sobre os seus efeitos.

Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria danos potenciais a órgãos como o coração, pulmão e esófago – um risco que o paciente corre durante a quimioterapia.

nice.org.uk

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

O Instituto Nacional de Saúde e Assistência de Excelência (NICE, na sigla em inglês) afirmou que os prós e contras deste novo tratamento devem ser dados a conhecer às pacientes.

Em declarações à BBC, a directora de avaliação do NICE, Carole Longson, realça que, devido ao pioneirismo do tratamento, “o seu uso deve ser avaliado cuidadosamente”.

“Desta forma, conseguimos sensibilizar as pacientes dos riscos e benefícios antes de escolher qual o tratamento que querem ter, além de permitir aos médicos reunir mais informações sobre a nova técnica”, diz Longson.

Segundo Emma Greenwood, responsável da Cancer Research UK, uma ONG que financia pesquisas vocacionadas para a cura do cancro da mama, “a radioterapia é um tratamento que já se comprovou eficaz, e esta técnica poderia oferecer outra opção valiosa para o tratamento de cancro de mama em estágio inicial.”

Cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente na Grã-Bretanha por causa da doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …