Sessão única de radioterapia contra cancro da mama substitui semanas de tratamento

d.r. shutterstock / BBC

-

Uma opção de tratamento pioneiro contra o cancro de mama que substitui semanas de radioterapia por uma única sessão está a ser avaliada pelo NHS, o Serviço de Nacional Saúde britânico, e pode passar a ser oferecido aos pacientes em Inglaterra até ao fim do ano.

Neste novo procedimento, chamado radiação intraoperatória, uma dose de radiação é emitida por uma sonda inserida no interior do seio, depois de o tumor ser removido por uma cirurgia.

A sonda emite radiação no local da operação durante cerca de 30 minutos.

Caso seja aprovada pelo NHS, a novidade pode beneficiar cerca de 36 mil pessoas, além de ajudar o NHS a economizar dinheiro.

No entanto, o tratamento é adequado apenas para pacientes que estejam no estágio inicial da doença.

Actualmente, as portadoras de cancro da mama submetem-se a cirurgia para remover o tumor, após o que se submetem a pelo menos 15 sessões de radioterapia para aniquilar a doença, o que amplia os efeitos negativos do tratamento – náusea, queda de cabelo e perda de peso.

Única sessão

Testes realizados em mais de 2 mil pessoas indicam que a técnica tem um efeito similar à radioterapia convencional.

No entanto, como o procedimento foi desenvolvido recentemente, não há dados de longo prazo disponíveis sobre os seus efeitos.

Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria danos potenciais a órgãos como o coração, pulmão e esófago – um risco que o paciente corre durante a quimioterapia.

nice.org.uk

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

O Instituto Nacional de Saúde e Assistência de Excelência (NICE, na sigla em inglês) afirmou que os prós e contras deste novo tratamento devem ser dados a conhecer às pacientes.

Em declarações à BBC, a directora de avaliação do NICE, Carole Longson, realça que, devido ao pioneirismo do tratamento, “o seu uso deve ser avaliado cuidadosamente”.

“Desta forma, conseguimos sensibilizar as pacientes dos riscos e benefícios antes de escolher qual o tratamento que querem ter, além de permitir aos médicos reunir mais informações sobre a nova técnica”, diz Longson.

Segundo Emma Greenwood, responsável da Cancer Research UK, uma ONG que financia pesquisas vocacionadas para a cura do cancro da mama, “a radioterapia é um tratamento que já se comprovou eficaz, e esta técnica poderia oferecer outra opção valiosa para o tratamento de cancro de mama em estágio inicial.”

Cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente na Grã-Bretanha por causa da doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …