/

Sessão única de radioterapia contra cancro da mama substitui semanas de tratamento

d.r. shutterstock / BBC

-

Uma opção de tratamento pioneiro contra o cancro de mama que substitui semanas de radioterapia por uma única sessão está a ser avaliada pelo NHS, o Serviço de Nacional Saúde britânico, e pode passar a ser oferecido aos pacientes em Inglaterra até ao fim do ano.

Neste novo procedimento, chamado radiação intraoperatória, uma dose de radiação é emitida por uma sonda inserida no interior do seio, depois de o tumor ser removido por uma cirurgia.

A sonda emite radiação no local da operação durante cerca de 30 minutos.

Caso seja aprovada pelo NHS, a novidade pode beneficiar cerca de 36 mil pessoas, além de ajudar o NHS a economizar dinheiro.

No entanto, o tratamento é adequado apenas para pacientes que estejam no estágio inicial da doença.

Actualmente, as portadoras de cancro da mama submetem-se a cirurgia para remover o tumor, após o que se submetem a pelo menos 15 sessões de radioterapia para aniquilar a doença, o que amplia os efeitos negativos do tratamento – náusea, queda de cabelo e perda de peso.

Única sessão

Testes realizados em mais de 2 mil pessoas indicam que a técnica tem um efeito similar à radioterapia convencional.

No entanto, como o procedimento foi desenvolvido recentemente, não há dados de longo prazo disponíveis sobre os seus efeitos.

Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria danos potenciais a órgãos como o coração, pulmão e esófago – um risco que o paciente corre durante a quimioterapia.

nice.org.uk

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

O Instituto Nacional de Saúde e Assistência de Excelência (NICE, na sigla em inglês) afirmou que os prós e contras deste novo tratamento devem ser dados a conhecer às pacientes.

Em declarações à BBC, a directora de avaliação do NICE, Carole Longson, realça que, devido ao pioneirismo do tratamento, “o seu uso deve ser avaliado cuidadosamente”.

“Desta forma, conseguimos sensibilizar as pacientes dos riscos e benefícios antes de escolher qual o tratamento que querem ter, além de permitir aos médicos reunir mais informações sobre a nova técnica”, diz Longson.

Segundo Emma Greenwood, responsável da Cancer Research UK, uma ONG que financia pesquisas vocacionadas para a cura do cancro da mama, “a radioterapia é um tratamento que já se comprovou eficaz, e esta técnica poderia oferecer outra opção valiosa para o tratamento de cancro de mama em estágio inicial.”

Cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente na Grã-Bretanha por causa da doença.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.