Sessão única de radioterapia contra cancro da mama substitui semanas de tratamento

d.r. shutterstock / BBC

-

Uma opção de tratamento pioneiro contra o cancro de mama que substitui semanas de radioterapia por uma única sessão está a ser avaliada pelo NHS, o Serviço de Nacional Saúde britânico, e pode passar a ser oferecido aos pacientes em Inglaterra até ao fim do ano.

Neste novo procedimento, chamado radiação intraoperatória, uma dose de radiação é emitida por uma sonda inserida no interior do seio, depois de o tumor ser removido por uma cirurgia.

A sonda emite radiação no local da operação durante cerca de 30 minutos.

Caso seja aprovada pelo NHS, a novidade pode beneficiar cerca de 36 mil pessoas, além de ajudar o NHS a economizar dinheiro.

No entanto, o tratamento é adequado apenas para pacientes que estejam no estágio inicial da doença.

Actualmente, as portadoras de cancro da mama submetem-se a cirurgia para remover o tumor, após o que se submetem a pelo menos 15 sessões de radioterapia para aniquilar a doença, o que amplia os efeitos negativos do tratamento – náusea, queda de cabelo e perda de peso.

Única sessão

Testes realizados em mais de 2 mil pessoas indicam que a técnica tem um efeito similar à radioterapia convencional.

No entanto, como o procedimento foi desenvolvido recentemente, não há dados de longo prazo disponíveis sobre os seus efeitos.

Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria danos potenciais a órgãos como o coração, pulmão e esófago – um risco que o paciente corre durante a quimioterapia.

nice.org.uk

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

O Instituto Nacional de Saúde e Assistência de Excelência (NICE, na sigla em inglês) afirmou que os prós e contras deste novo tratamento devem ser dados a conhecer às pacientes.

Em declarações à BBC, a directora de avaliação do NICE, Carole Longson, realça que, devido ao pioneirismo do tratamento, “o seu uso deve ser avaliado cuidadosamente”.

“Desta forma, conseguimos sensibilizar as pacientes dos riscos e benefícios antes de escolher qual o tratamento que querem ter, além de permitir aos médicos reunir mais informações sobre a nova técnica”, diz Longson.

Segundo Emma Greenwood, responsável da Cancer Research UK, uma ONG que financia pesquisas vocacionadas para a cura do cancro da mama, “a radioterapia é um tratamento que já se comprovou eficaz, e esta técnica poderia oferecer outra opção valiosa para o tratamento de cancro de mama em estágio inicial.”

Cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente na Grã-Bretanha por causa da doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …