Sessão única de radioterapia contra cancro da mama substitui semanas de tratamento

d.r. shutterstock / BBC

-

Uma opção de tratamento pioneiro contra o cancro de mama que substitui semanas de radioterapia por uma única sessão está a ser avaliada pelo NHS, o Serviço de Nacional Saúde britânico, e pode passar a ser oferecido aos pacientes em Inglaterra até ao fim do ano.

Neste novo procedimento, chamado radiação intraoperatória, uma dose de radiação é emitida por uma sonda inserida no interior do seio, depois de o tumor ser removido por uma cirurgia.

A sonda emite radiação no local da operação durante cerca de 30 minutos.

Caso seja aprovada pelo NHS, a novidade pode beneficiar cerca de 36 mil pessoas, além de ajudar o NHS a economizar dinheiro.

No entanto, o tratamento é adequado apenas para pacientes que estejam no estágio inicial da doença.

Actualmente, as portadoras de cancro da mama submetem-se a cirurgia para remover o tumor, após o que se submetem a pelo menos 15 sessões de radioterapia para aniquilar a doença, o que amplia os efeitos negativos do tratamento – náusea, queda de cabelo e perda de peso.

Única sessão

Testes realizados em mais de 2 mil pessoas indicam que a técnica tem um efeito similar à radioterapia convencional.

No entanto, como o procedimento foi desenvolvido recentemente, não há dados de longo prazo disponíveis sobre os seus efeitos.

Além de poupar visitas ao hospital, a dose única evitaria danos potenciais a órgãos como o coração, pulmão e esófago – um risco que o paciente corre durante a quimioterapia.

nice.org.uk

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

Professora Carole Longson, directora de avaliação do NICE

O Instituto Nacional de Saúde e Assistência de Excelência (NICE, na sigla em inglês) afirmou que os prós e contras deste novo tratamento devem ser dados a conhecer às pacientes.

Em declarações à BBC, a directora de avaliação do NICE, Carole Longson, realça que, devido ao pioneirismo do tratamento, “o seu uso deve ser avaliado cuidadosamente”.

“Desta forma, conseguimos sensibilizar as pacientes dos riscos e benefícios antes de escolher qual o tratamento que querem ter, além de permitir aos médicos reunir mais informações sobre a nova técnica”, diz Longson.

Segundo Emma Greenwood, responsável da Cancer Research UK, uma ONG que financia pesquisas vocacionadas para a cura do cancro da mama, “a radioterapia é um tratamento que já se comprovou eficaz, e esta técnica poderia oferecer outra opção valiosa para o tratamento de cancro de mama em estágio inicial.”

Cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente na Grã-Bretanha por causa da doença.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Na entrevista "mais reveladora" de sempre de Ronaldo, nem as lágrimas faltaram

O canal britânico ITV emite nesta terça-feira uma entrevista do jornalista Piers Morgan com Cristiano Ronaldo que está a ser anunciada como "explosiva". Nas imagens antecipadas é possível ver o avançado a chorar por causa …

Médicos sem especialização em cancro estão a avaliar medicamentos oncológicos

Há médicos que não são oncologistas a avaliar medicamentos para o cancro. O Infarmed defende que as avaliações são feitas por equipas que incluem sempre oncologistas. O presidente do Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos, …

"Que venha praga que limpe esta merda de gente." PAN repudia declarações de ex-dirigente

A publicação de uma ex-dirigente do PAN no Facebook está a gerar uma onda de revolta e já levou o Partido Pessoas Animais Natureza a "repudiar" o seu conteúdo. Em causa está o desabafo "que …

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …