Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem.

De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, relatórios anteriores sugeriam que Moscovo, Oslo e Vilnius estavam a discutir a troca de dois russos presos na Lituânia, dois lituanos condenados por espionagem na Rússia e um norueguês, Frode Berg, condenado igualmente por espionagem naquele país.

Vilnius devolveu a Moscovo os russos Nikolai Filipchenko e Sergei Moiseyenko, enquanto a Rússia entregou Frode Berg e os dois lituanos, que foram levados para a Embaixada da Noruega, em Vilnius.

Nikolai Filipchenko e Sergei Moiseyenko foram condenados a 10 anos de prisão na Lituânia, por tentarem recrutar funcionários lituanos.

Dois cidadãos lituanos condenados por espionagem na Rússia em 2016, Yevgeny Mataitis e Aristidas Tamosaitis, foram identificados como parceiros da troca, mas sem confirmação.

Frode Berg, um ex-guarda fronteiriço reformado, de 63 anos, foi detido em Moscovo em dezembro de 2017 e condenado a 14 anos depois de reunir informações sobre submarinos nucleares. Este declarou-se inocente das acusações de espionagem em nome da Noruega.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.