A Federação Russa de Futebol anunciou que o país não vai estar presente no sorteio da fase de apuramento, agendado para 9 de outubro.
Em comunicado, a Rússia explicou que em causa está a decisão tomada pela UEFA de suspender a participação das seleções e clubes russos das competições por si organizadas até anúncio em contrário.
“A seleção russa não vai participar no sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, que se vai realizar em 9 de outubro em Frankfurt”, lê-se em comunicado.
O Comité Executivo da UEFA reuniu-se hoje em Hvar, na Croácia, e aprovou o procedimento para o próximo sorteio de qualificação. Daí resultou a decisão de que “todas as equipas russas estão atualmente suspensas”, com base naquilo que já tinha sido acordado a 28 de fevereiro de 2022.
“Portanto, a Rússia não está incluída no sorteio classificatório do Campeonato Europeu de Futebol da UEFA 2022-24”, escreve a UEFA.
A informação já tinha sido avançada, esta manhã, pelo presidente da Federação Ucraniana de Futebol.
“Tal como solicitado, a Federação Russa não vai estar presente no dia 9 de outubro Frankfurt, na Alemanha. Pelo menos até 2024, a Rússia não vai poder participar em competições internacionais de futebol. O Euro 2024 vai realizar-se sem o país agressor”, escreveu Andrii Pavelko, nas redes sociais.
O afastamento da Bielorrússia do Euro 2024 também tem sido exigido, essencialmente pela anfitriã Alemanha
“A Bielorrússia, como grande apoiante da Rússia, também está a violar o direito internacional e deve ser excluída de todas as competições. O mundo do desporto deve aproveitar o momento para adotar uma posição conjunta na luta contra o desrespeito pelos direitos humanos”, escreveu Nancy Faeser, ministra do Interior alemã, numa carta enviada a Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.