Cientistas podem ter descoberto um “rio escuro” sob a Gronelândia

O manto de gelo da Gronelândia pode esconder um rio com cerca de 1600 quilómetros de comprimento, sugeriram os cientistas.

De acordo com o Independent, cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão, e da Universidade de Oslo, na Noruega, podem ter encontrado um rio sob o gelo da Gronelândia, que transporta água desde o coração desta ilha e para o Oceano Atlântico através do Petermann Fjord.

Os investigadores analisaram a altura das superfícies rochosas debaixo do gelo para criar uma simulação de como será a superfície da terra. E tudo leva a crer que existe um rio de 1600 quilómetros no subsolo.

Uma vez que a maioria do percurso será desprovida de luz, os cientistas batizaram-no de “rio escuro”. Porém, durante a sua apresentação no encontro da American Geophysical Union (AGU), não esconderam que vão ser necessárias mais pesquisas para confirmar a sua existência.

“Embora ainda haja alguma incerteza”, a equipa disse que “os resultados são consistentes com o atual sistema subglacial de rios que, se confirmado com outras observações, pode ter mais de 1600 quilómetros de comprimento“.

“Os resultados levantam questões sobre a necessidade de melhor observar, entender e simular a hidrologia basal complicada das camadas de gelo da Terra”.

Em declarações ao Live Science, Christopher Chambers, um dos autores do estudo, explicou que o rio deverá estar a cerca de 300 a 500 metros abaixo da superfície, uma profundidade que diz ser bastante incomum para algo tão longo “e que poderá ser uma prova de que isso poderia ser” um local com erosão ativa ou deposição de sedimentos, possivelmente por causa do fluxo de um rio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …