Cientistas podem ter descoberto um “rio escuro” sob a Gronelândia

O manto de gelo da Gronelândia pode esconder um rio com cerca de 1600 quilómetros de comprimento, sugeriram os cientistas.

De acordo com o Independent, cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão, e da Universidade de Oslo, na Noruega, podem ter encontrado um rio sob o gelo da Gronelândia, que transporta água desde o coração desta ilha e para o Oceano Atlântico através do Petermann Fjord.

Os investigadores analisaram a altura das superfícies rochosas debaixo do gelo para criar uma simulação de como será a superfície da terra. E tudo leva a crer que existe um rio de 1600 quilómetros no subsolo.

Uma vez que a maioria do percurso será desprovida de luz, os cientistas batizaram-no de “rio escuro”. Porém, durante a sua apresentação no encontro da American Geophysical Union (AGU), não esconderam que vão ser necessárias mais pesquisas para confirmar a sua existência.

“Embora ainda haja alguma incerteza”, a equipa disse que “os resultados são consistentes com o atual sistema subglacial de rios que, se confirmado com outras observações, pode ter mais de 1600 quilómetros de comprimento“.

“Os resultados levantam questões sobre a necessidade de melhor observar, entender e simular a hidrologia basal complicada das camadas de gelo da Terra”.

Em declarações ao Live Science, Christopher Chambers, um dos autores do estudo, explicou que o rio deverá estar a cerca de 300 a 500 metros abaixo da superfície, uma profundidade que diz ser bastante incomum para algo tão longo “e que poderá ser uma prova de que isso poderia ser” um local com erosão ativa ou deposição de sedimentos, possivelmente por causa do fluxo de um rio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …