Descoberto réptil pré-histórico que tinha dentes afiados como um tubarão

(dr) Nick Longrich

A mandíbula e os dentes do Xenodens calminechari encontrado em Marrocos

Um novo estudo descobriu que, há cerca de 66 milhões de anos, um réptil marinho com dentes tão afiados como uma serra nadou nas águas do que hoje chamamos Marrocos.

De acordo com o site Live Science, os fósseis deste animal, um réptil marinho chamado mosassauro, foram descobertos por mineiros na mina de fosfato de Sidi Chennane, na província marroquina de Khouribga.

Depois de uma equipa de investigadores ter examinado os restos desta criatura, que viveu no final do período Cretáceo, foi impossível não notar os seus dentes únicos, que tinham características nunca antes vistas em qualquer outro réptil (vivo ou já extinto).

Em homenagem à sua estranha dentição, os cientistas decidiram batizar a espécie de Xenodens calminechari: “Xenodens” significa “dente estranho” em Grego e em Latim e “calminechari” pode traduzir-se em “como uma serra” em Árabe.

Segundo o mesmo site, os seus dentes afiados presentearam-no com uma mordida cortante de tubarão, o que poderá ter sido a chave da sua sobrevivência. Afinal, este mosassauro não era muito grande (teria sido mais pequeno do que um golfinho).

Durante o final do Cretáceo, Marrocos ficava sob um mar tropical, logo, essas águas quentes estavam repletas de animais marinhos predadores. “Uma enorme diversidade de mosassauros viveu aqui”, declarou, em comunicado, Nick Longrich, professor do Milner Centre for Evolution, da Universidade de Bath, no Reino Unido.

“Alguns eram predadores gigantes de mergulho profundo, tal como o cachalote; outros tinham dentes enormes, podiam ter até 10 metros de comprimento e eram predadores de topo, como as orcas; outros ainda comiam moluscos, como as lontras marinhas. E depois havia estes pequenos e estranhos Xenodens“, acrescentou o líder do estudo publicado, a 16 de janeiro, na revista científica Cretaceous Research.

A descoberta desta espécie também dá mais evidências de que o ecossistema de répteis marinhos desta zona, bem como a sua diversidade, estava a prosperar no final do Cretáceo. Tudo acabou graças ao asteróide que colidiu com a Terra e que, infelizmente, causou a extinção destas criaturas e dos dinossauros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …