Cientistas encontram correlação negativa “muito forte” entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia.

A religião é um tema forte, capaz de juntar ou dividir as pessoas. Nem todos são crentes e partilham a fé num ser poderoso que nos vigia, já outros devotam a sua vida a servir o seu salvador. Algumas razões pelas quais as pessoas se tornam religiosas são de natureza sociocultural, mas outras — acreditam os cientistas — têm a ver com a inteligência.

Uma equipa de investigadores fez a metanálise de 83 estudos diferentes e encontrou uma correlação negativa “muito forte” entre a inteligência e a religiosidade. Os resultados do estudo foram publicados em outubro na revista científica Personality and Social Psychology Bulletin.

“A religiosidade é um fenómeno generalizado. A sua influência pode ser sentida em todas as esferas da vida. No entanto, uma parcela considerável da população define-se como ateu. Porque é que algumas pessoas decidem não ser religiosas? Eu pensei que era uma pergunta importante e fascinante“, denotou o autor do estudo, Miron Zuckerman.

Trocado por miúdos, o que os investigadores sugerem é que, em média, as pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que as pessoas não-religiosas. Os dados trabalhados pelos cientistas eram relativos a mais de 110 mil voluntários.

Como seria de esperar, este estudo rapidamente gerou controvérsia: “os comentários dos media variaram entre expressões de surpresa e curiosidade a ceticismo ou até mesmo desdém sobre o que os testes de inteligência realmente medem”, realçaram os investigadores no estudo.

Segundo o PsyPost, esta não é a primeira vez que Zuckerman e os seus colegas encontram uma associação negativa entre estes dois parâmetros. Anteriormente, já tinham feito a metanálise de 63 estudos e, desta vez, decidiram subir a parada. Recorrendo a um maior número de estudos, os cientistas conseguiram validar a sua teoria que já tinha sido sugerida na metanálise anterior.

“A evidência de que existe uma correlação negativa entre inteligência e religiosidade é muito forte”, disse Zuckerman ao PsyPost. “Mas o tamanho do efeito da relação é pequeno. Isto significa que existem outros fatores além da inteligência que explicam por que as pessoas são ou não religiosas”.

Dito isto, o próprio autor do estudo explica que só porque as pessoas inteligentes tendem a ser menos religiosas, não quer dizer que todos aqueles que são religiosos sejam menos inteligentes do que as outras pessoas. Uma grande parte dos estudos foram conduzidos nos Estados Unidos, ficando pouco claro se o princípio é válido noutras religiões e países.

Além disso, uma pessoa que seja mais analítica e menos intuitiva tende a ser mais inteligente e menos religiosa. “Embora apresentemos razões para a relação negativa, a evidência empírica para esta explicação não é definitiva”, ressalvou Zuckerman.

ZAP //

PARTILHAR

40 COMENTÁRIOS

  1. A questão nao é de inteligência. Na verdade os ateus não tem tabus ou limites para seus conceitos e estão mais dispostos a esquecer valores para alcançar um sucesso profissional e por isso podem aparentar ser mais inteligentes devido ao fato de, profissionalmente ter mais sucesso.

    • Pode ser… normalmente a religião tolda o raciocínio e a inteligência!
      Muitos até podem ser inteligentes mas, com rezas e outras tretas, no meio da restante carneirada alienada, parece que “desligam” o cérebro!..
      Vê-se isso nos radicais/fanáticos religiosos (radicais cristãos, terroristas islâmicos, judeus ortodoxos, etc)…

    • Perfeito o seu comentário!
      Einstein era religioso, ele era crente em Deus.
      Acho que o ponto é que pessoas mais inteligentes são menos “doutrinäveis”.
      Eu sou religioso, vou à missa, faço oração em casa e meu QI foi medido: 146 está bom para estes “cientistas”, ou preciso ter mais pontos para ser considerado “inteligente”?

      • Einstein era crente “no Deus de Spinosa”! Quem, como Einstein, concebeu o universo, com as suas leis e relação matéria/energia, dificilmente poderá ter um “conceito deísta” de Deus! Mas, pelo contrário, talvez não se possa afirmar “ateu” perante um um conceito PANTEÍSTA!

      • ” o meu QI foi medido: 146….”
        146 quê?
        O Einstein era NÃO CRENTE:
        Numa carta manuscrita em alemão em 1954 e dirigida ao filósofo judeu Eric Gutkind, Einstein critica enfaticamente as religiões institucionalizadas, em particular a religião judaica, de forma a posicioná-lo como ateu um ano antes de sua morte.[208] Na missiva em questão, o cientista declara que “A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.”[209] Conhecida como a “Carta de Deus”, a carta foi vendida em 2018 em Nova Iorque por 2,89 milhões de dólares num leilão organizado pela Christie’s.[210]

        • Sim senhor, tem razão.
          Mas veja lá que o Universo é tão, mas tão Inteligente, que nem Einstein conseguiu desvendar tudo sobre ele na sua vida!… E são precisas grandes mentes para formular e traduzir tudo o que existe em equações matemáticas.
          Nada aconteceu por acaso.

  2. Falácia, falácia…científica! Sei muito bem o porquê desta noticia…mas não vão conseguir, pois a verdade sempre prevalece!!!

  3. Olá! Boa tarde! Imagino que os ateus, como eu, tendem a pesquisar, ler, reflerir e buscar mais, incrementando conteúdos a sua mente, consequentemente agregando mais inteligência. Quando passei a ganhar mais maturidade, ainda na época que eu acreditava no deus cristão, comecei a questionar a existência desse deus e fui atrás de conteúdos que pudessem me ajudar nas reflexões, como debates e leituras, e, aos poucos, tornei-me ateu.

    Genuinamente, eu gostaria muito que um deus imponente existisse e que cuidasse de nós, mas não vejo evidência e razão para isso. A única coisa que sinto neste mundo e Universo é que estamos sozinhos no sentido de aparo e proteção.

    Abraço a todos!

    • Mas é ateu ou agnóstico? Porque se for ateu está a seguir apenas outra crença, a de que não há Deus. Porque acreditar que não há Deus sem nenhuna prova de que não exista parece-me bastante com uma crença. Agora se for só agnóstico, ai, aí o caso muda de figura 😉

      • Ah?!!
        Como é que é essa “brilhante” teoria?!
        Então, não acreditar que Deus existe é uma crença?
        Bem… está aí um raciocínio mesmo muito “à frente”!…
        É como diz o outro: ‘há quem tenha o vício de NÃO fumar”!!

  4. O Eu! demonstra que esta regra é válida. Ele é a exceção! É limitado mas ainda assim é ateu, agnóstico ou o raio que o parta.

  5. Eu creio em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo, e não sou religioso… E aceito que muita gente é mais inteligente que eu e devo muito a isso, como por exemplo na medicina… mas nem só de pão viverá o homem, a inteligência não é tudo na vida, eu com Jesus Cristo sinto me forte para enfrentar a vida e as dificuldades que nela aparecem, sinto me muito feliz, acho que mais importante de tudo é o equilíbrio na vida, nem ser de menos mas também nem demais, e Deus mostra, orienta e ensina a atingir o equilíbrio perfeito… Basta termos a mente e o coração abertos e conjugarmos a palavra de Deus, aceitá-la e o resto virá depois.

    • Fábio, uma coisa que a maior parte aqui está a confundir é que religiosidade não é a mesma coisa que espiritualidade!!! Deviam de aprender bem a diferença!
      Crer no Infinito Criador não tem que necessariamente ser-se adepto de alguma religião!!
      Espiritualidade = Liberdade ; Religião = Controlo
      Antes de existirmos aqui materialmente no planeta Terra, já nós existíamos como SERES ESPIRITUAIS.

      • Todo o nosso corpo é feito de matéria das estrelas.
        Tal como um cão, um gato, uma bactéria, um vírus, ou um protozoário…
        Isso dos seres espirituais…os do bacalhau? É bem bom!!!

        • Sou mais de bacalhau à Brás… LOL!
          Aliás, TUDO o que existe vem do Universo. De onde veio todos os elementos químicos da tabela periódica? Existiam antes das estrelas, porque elas são feitas deles, certo?
          E a Inteligência, o Amor, de onde vêm, consegue explicar? Não me diga que vem do Big Bang, algo que dizem que aconteceu por acaso!…AHAHAHAHAHAAH! Sabe que até o protozoário tem imbutida Inteligência nele, não é? Tudo o que existe demonstra inteligência.
          Já nem vou complicar as coisas e nem vou pedir para me dizer porque existe o “Bem” e o “Mal”… Antes do Homem descobrir a Matemática, a Química ou até mesmo a Geometria, já tudo isso existia caro António. Basta contemplar o Universo.
          Já agora, não confunda a minha crença no Infinito Criador com o deus humanizado que falam na bíblia e noutras religiões.
          Somos Todos Um.

    • Ateu é uma coisa, e crer em Deus sem ser religioso ou não ter religião, é outra coisa… Há que ter inteligência suficiente para perceber isso e para saber distinguir isso.

  6. Tenho dificuldade em validar este estudo sem conhecer criterios e amostra. De qualquer forma nao me parece razoável sequer a nao ser por má fé ou outras intenções a razao do mesmo existir. o conhecimento transporta-nos consecutivamente para o desconhecido e só a humildade nos faz perseguir o verdaeeiro conhecimento. Aceitar a existencia de Deus nao faz de mim nem de ninguém um ser menos inteligente pois Deus personifica o tudo e tudobo que sabemos é nada.

  7. Mas afinal o que é a inteligência e como se mede!? Ser curioso por um determinado assunto ou assuntos torna-nos mais inteligentes. Inteligência é um conceito um bocado relativo.
    Por que razão as crianças aprendem depressa?
    Eu acredito em Deus. No entanto não sigo a minha crença em nenhuma instituição. Eu sou menos inteligente por isso? Não me parece. Mas eu entendo esse estudo. O problema é que nao acreditar em Deus está na moda e pode parecer muito racional nao acreditar em alguém que não se manifesta ou aparenta não se manifestar. Mas lá porque aparenta não significa que assim seja. Se calhar se pesquisarmos bem podemos encontrar indícios que ele exista. Ao pesquisarmos por estudos de Experiencia Quase Morte se vejam indicios Dele. Universidade de Virginea, Escola de Medicina Division of Perceptual Studies (DOPS)

    • Ser-se uma pessoa espiritual não significa que siga uma religião!
      As pessoas confundem tanto Religião com Espiritualidade…

      AJ, e já agora, conhece as histórias documentadas E COMPROVADAS de crianças que se lembram claramente da sua vida anterior? Pois, essa é outra verdade convenientemente ignorada. Deixo aqui o link para quem quiser pesquisar: “Reincarnation Past Life Research Dr Ian Stevenson” iisis ponto net

  8. Sou ateu. Não acredito em nenhum tipo de divindade. E isto não é uma crença, mas sim a minha verdade apenas.
    Respeito quem tem algum tipo de fé em algo superior ao ser humano, pois inclusivamente até conseguirá suportar melhor algumas adversidades da vida, crendo que o que lhe acontece nunca lhe foi possível controlar, mas sim que foi decidido por algo incompreensivel ao comum dos mortais.
    Sou mais materialista, mais terra a terra, e acredito que tudo tem uma explicação racional.
    Além de ateu sou contra quem explora a fé dos outros em seu proveito, tipo padres, rabis, xamãs, etc…
    Basta-me pensar que todas as religiões tiveram uma origem comum, o medo do desconhecido.
    Mas também não acredito que a inteligência tenha algo a ver com ser ou não crente.
    Um estudo feito apenas nos USA nunca poderá ser considerado um estudo universal. A realidade dos “senhores do mundo” é tão diferente do restante planeta.

    • Por acaso gostava de ver um estudo destes feito na Arábia Saudita, no Irão, Paquistão, ou nesses “shitholes” como diz o presidente dos “senhores do mundo”…
      P.S. eu também sou ATEU. Não acredito em nenhum Deus. Nenhum. Mas acredito que os Comunistas são uns burros, os bloquistas uns parasitas e os socialistas uma corja de vigaristas.

    • O ateu viveu vidas passadas muito duras, traumáticas, ou até mesmo a vida presente. Algo muito forte aconteceu para o fazer perder o sentimento de ligação com o Infinito Criador. Perdeu-o mas ele continua lá, apenas bloqueado por emoções.
      Muitas vezes, experiências espirituais são necessárias para repor o seu sentimento de ligação com o Criador, sendo a experiência quase morte a mais radical.

    • Comparar o ar com seres imaginários que “vivem” dentro das cabecinhas de alguns…
      Enfim… mais um limitado a comprovar o resultado do estudo!!

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …