Reino Unido avança com legislação para se tornar neutro em emissões de CO2 até 2050

Will Oliver / EPA

Theresa May, primeira-ministra britânica

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou hoje nova legislação para tornar o Reino Unido neutro em termos de emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2050.

A proposta será submetida no parlamento até ao final do dia e representa uma alteração à Lei sobre as Alterações Climáticas de 2008 para intensificar o esforço do país para reduzir drasticamente as emissões de CO2.

Ficar parado não é uma opção. Atingir a neutralidade carbónica até 2050 é uma meta ambiciosa, mas é crucial atingi-la para garantir a proteção do nosso planeta para as gerações futuras”, disse May, num comunicado.

A Comissão para as Alterações Climáticas britânica publicou um relatório a 2 de maio que incentivava o governo a tomar medidas rápidas para alcançar a neutralidade carbónica antes de 2050, as quais estimou que possam custar por ano 1 a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar, no parlamento, a declaração de uma “emergência ambiental e climática” por proposta do partido Trabalhista no sentido acelerar as medidas para reduzir emissões poluentes e proteger a biodiversidade.

O secretário do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânico, Michael Gove, explicou que a legislação a ser introduzida “em breve” pelo governo vai estabelecer os “mais altos padrões de proteção ambiental”. Haverá uma “mudança radical” na forma de enfrentar “os desafios da mudança climática” e “uma degradação ecológica mais ampla”.

“Comprometemo-nos a trabalhar com outros países que tenham intenções sérias de acabar com a catástrofe climática e queremos deixar claro ao Presidente norte-americano Donald Trump que não pode ignorar os acordos internacionais e ação para travar a crise climática”, afirmou o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.