Reciclagem de plástico nos EUA é um desastre e um “mito”, avisa Greenpeace

A Greenpeace diz que a reciclagem de plástico de uso único nos Estados Unidos é um desastre e um “mito”. Os consumidores têm sido alegadamente enganados.

Um novo relatório da Greenpeace avisa que foram desperdiçadas décadas e mil milhões de dólares a fingir que a reciclagem de plástico de uso único é viável ou desejável. A organização ambiental alerta que a maioria dos plásticos de uso único não pode ser reciclada nos Estados Unidos.

“As indústrias de plásticos e produtos têm vindo a promover a reciclagem de plástico como a solução para os resíduos plásticos desde o início da década de 1990. Cerca de 30 anos depois, a grande maioria dos resíduos plásticos dos EUA ainda não é reciclável”, lê-se no relatório.

A Greenpeace sublinha que, ao longo dos anos, os EUA exportaram milhões de toneladas de resíduos plásticos para a China e contaram-nos como reciclados.

A maioria das embalagens de plástico que os consumidores são incentivados a lavar e colocar nos caixotes de lixo azuis normalmente “acabam em aterros sanitários ou incineradores, ou até a poluir o meio ambiente”.

Como tal, a Greenpeace está a pedir à Target, uma das maiores cadeias de supermercados do país, que reveja a sua rotulagem, remova quaisquer rótulos falsos ou enganosos dos seus produtos e comprometa-se a eliminar gradualmente o plástico de uso único nas suas lojas.

Em 2020, a NPR e a PBS Frontline descobriram que “o setor vendeu ao público uma ideia que sabia que não funcionaria — que a maioria do plástico poderia ser e seria reciclado — ao mesmo tempo que fazia mil milhões de dólares a vender ao mundo novo plástico”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.