“Rebocador espacial” da Rússia pode levar uma central nuclear para Marte

1

Roscosmos Arsenal Design Bureau / NASA

Em maio, surgiram relatórios de que a Rússia planeava iniciar, até 2030, os testes de voo de um rebocador espacial nuclear, designado Zeus, com o objetivo de o enviar a Marte.

Agora, como relata o SputnikNews, a Arsenal Design Bureau, uma filial da agência espacial russa Roscosmos, propôs um projeto de central nuclear para uma futura base russa em Marte. A proposta sugere o uso de tecnologias desenvolvidas no projeto Zeus para construir um reator nuclear naquele planeta.

A Rússia tem explorado a ideia de criar uma nave movida a energia nuclear desde 2010, escreveu a SputnikNews. O conceito para o rebocador espacial foi revelado em 2019. Em dezembro de 2020, foi anunciado um contrato de cerca de 47,8 milhões de euros com o Arsenal Design Bureau para o design experimental do Zeus.

Esta nova proposta propõe a entrega de um reator em Marte, a bordo do Zeus. Uma vez ativado, poderia fornecer energia a uma base russa naquele planeta, que serviria como habitat para futuros exploradores humanos.

Em junho, o diretor da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse que o Zeus também poderia ser enviado para outros planetas, incluindo Vénus, e que poderia auxiliar na busca por vida extraterrestre, viajando para além do sistema solar.

Apesar do financiamento relativamente baixo atribuído pelo Governo russo à Roscosmos em 2020, a agência tem uma série de planos em andamento, que a alinharão mais com os objetivos chineses para o Espaço, distanciando-se dos Estados Unidos. Em abril, foi anunciado o lançamento da sua própria estação espacial orbital, previsto para 2025.

Taísa Pagno //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.