/

Racismo ou manipulação? Parlamento francês a ferro e fogo após tirada de deputado da extrema-direita

4

Lfi Vlb / Facebook

Deputado Carlos Martens Bilongo do La France insoumise.

“Que volte para África!” Esta é a frase da polémica que levou ao encerramento do debate parlamentar na Assembleia Nacional francesa. A tirada de um deputado da Frente Nacional, o partido de extrema-direita de Marine Le Pen, quando um deputado negro falava acirrou os ânimos.

Tudo aconteceu quando o deputado negro Carlos Martens Bilongo, eleito pelo partido de esquerda La France insoumise (LFI), falava de imigração, especificamente do caso de um barco com duas centenas de migrantes no Mediterrâneo.

“Que volte para África!” Foi o que se ouviu, nessa altura, da boca do deputado Grégoire de Fournas, do partido de extrema-direita Frente Nacional (FN) que é dirigido por Marine Le Pen.

A declaração do deputado lançou a revolta entre os deputados de várias bancadas que o viram como um insulto racista ao deputado do LFI.

No meio da confusão, a presidente da Assembleia da República, Yael Braun-Pivet, chegou a perguntar quem tinha dito aquilo. Mas perante gritos de “Fora! Fora! Fora”, viu-se obrigada a suspender a sessão parlamentar.

Partido de Le Pen diz que deputado falava do barco

O FN já veio dizer que o deputado se referia ao barco quando disse “que volte para África”.

A própria Marine Le Pen corroborou essa ideia numa publicação no Twitter, onde sublinha que “Grégoire de Fournas falava, evidentemente, dos migrantes transportados no barco”. “A polémica criada pelos nossos adversários políticos é grosseira e não enganará os franceses“, diz ainda.

Grégoire de Fournas, por seu lado, fala de “manipulação nojenta”, recusando apresentar desculpas ao deputado que se sentiu ofendido por sublinhar que é uma falsa polémica.

Mas no LFI, a dirigente Mathilde Panot considera que “a extrema-direita mostrou o seu verdadeiro rosto” e sublinha que a FN “adora classificar pessoas segundo a cor da sua pele”.

“Vamos pedir a exclusão por muitos meses deste deputado que tem de ter uma sanção muito grave”, sublinha ainda, notando que a FN “ameaça a coesão” de França

O líder da LFI, Jean-Luc Mélenchon, também pediu “a exclusão” do deputado da FN depois de palavras que estão “para lá do intolerável”. Além disso, refere-se à FN como “o partido da guerra civil e do racismo”.

Bilongo, cujos pais são congoleses, fez questão de sublinhar que nasceu em França e que passou “toda a vida” neste país, lamentando que “o racismo apanha-nos sempre, mesmo nos locais mais prestigiados da República”.

O Presidente de França, Emmanuel Macron, também condenou o episódio, falando em “palavras intoleráveis”. Já a primeira-ministra Élisabeth Borne realçou que “o racismo não tem lugar na nossa democracia”.

O deputado da FN arrisca, agora, ser alvo de uma sanção no Parlamento francês.

ZAP //

4 Comments

  1. Não percebo…
    Queremos paises livres, liverdade de expressão mas depois se manifestamos uma opinião que vai contra a ideia de alguns já somos racistas!!!
    Será que agora perdemos o direito a termos opinião quando esta é diferente daquilo que se considera eticamente correto?
    Por exemplo não gosto de ciganos e qual é o mal disso? só porque isso pode ser visto como racismo sou obrigado a gostar deles ou a inibir as minhas escolhas?
    Parece-me que a sociedade quer fazer de casos pessoais casos generalistas como foi o holocausto em que um pais tentor exterminar um povo…

    • Ó Armando… como é que lhe posso dizer isto… Todos somos livres de nos expressarmos. No entanto, deveríamos fazê-lo no integral respeito pela língua em que o fazemos.

  2. O Sr.º Deputado Carlos Bilongo (LFI), não é «…negro…» é Africano, e o Sr.º Deputado Grégoire de Fournas (RN) com a sua declaração referia-se ao barco utilizado para o tráfico de Seres-Humanos que o Sr.º Deputado Carlos Bilongo defende.

  3. Caros Srs. Comentadores , espero que tenham consciência que “Racismo , Xenofobia e Intolerância ” não tem cor e não são proprios de uma (raça) , mas sim proprios aquilo que Somos desde o inicio dos Tempos ; os piores Seres a pisar este Planeta ! . Por exemplo , somos os únicos “Animais ditos Racionais” a matar por prazer !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.