Putin vai reforçar arsenal nuclear com 40 mísseis intercontinentais

3

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

A Rússia vai reforçar o seu arsenal nuclear até ao final de 2015 com 40 novos mísseis intercontinentais, anunciou esta terça-feira o presidente russo, Vladimir Putin.

“Este ano, a dimensão das nossas forças nucleares vai aumentar com cerca de 40 novos mísseis balísticos intercontinentais que serão capazes de resistir mesmo aos sistemas de defesa tecnologicamente mais avançados“, disse Putin na abertura de uma exposição de material militar nos arredores de Moscovo.

O anúncio é feito dias depois de a Rússia ter reagido com irritação a notícias segundo as quais os Estados Unidos estão a preparar um reforço da sua presença militar no leste europeu.

Segundo o New York Times, o Pentágono prevê estacionar armamento pesado para até cinco mil tropas em vários países da Europa de Leste e no Báltico para dissuadir agressões russas.

Se a proposta for aprovada, tratar-se-á da primeira vez desde o fim da Guerra Fria que os EUA têm equipamento militar pesado em países que hoje são membros da NATO, mas nessa altura estavam sob influência da União Soviética.

A divulgação da proposta foi muito criticada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, que num comunicado acusou Washington de “alimentar tensões” e advertiu que os planos de Washington “podem adquirir vida própria”.

/Lusa

3 Comments

    • Hitler começou por invadir, ocupar anexar… Bate palmas pelo seu antiamericanismo ou ao “expansionismo” que tudo indica não é dos russos mas do ex-KGB?
      Sem carência de resposta estabeleceu limites na interação virtual.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.