“Tinha de fazer dinheiro extra.” Putin revela que foi taxista privado após queda da União Soviética

1

premier.gov.ru

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin

Após a queda da União Soviética, e para fazer face à crise económica que se seguiu, Vladimir Putin viu-se obrigado a ser motorista de táxi.

O Presidente russo Vladimir Putin disse que o colapso da União Soviética significou o fim da “Rússia histórica”, acrescentando que, três décadas depois, continua a ser uma “tragédia” para “muitos cidadãos”.

“Depois de tudo, o que foi o colapso da União Soviética? Foi o colapso da Rússia histórica sob o nome da União Soviética”, realçou, citado pelo The Moscow Times.

Os comentários, difundidos pela agência estatal de notícias RIA Novosti, são trechos de um novo documentário da emissora russa Piervy Kanal, intitulado “Rússia. História recente”.

O ex-agente do antigo serviço de inteligência KGB, servo leal da União Soviética, ficou consternado aquando do fim da URSS, “o maior desastre geopolítico do século XX”.

O colapso trouxe consigo um período de intensa instabilidade económica que mergulhou muitos cidadãos na pobreza, à medida que a Rússia recentemente independente transitava do comunismo para o capitalismo.

Putin não foi exceção. O líder russo acabou por revelar ter trabalhado ocasionalmente como taxista para ganhar um pouco mais de dinheiro naquela época.

“Às vezes, tinha de fazer dinheiro extra”, disse o Presidente. “Isso significa ganhar dinheiro extra como motorista privado. Não é agradável falar disso, para ser honesto, mas infelizmente foi esse o caso”, terá admitido o governante.

A Rússia foi o centro da União Soviética até 1991. Impulsionada pelos males económicos, a URSS acabou por se desintegrar e a Rússia tornou-se uma nação independente.

ZAP //

1 Comment

  1. De “taxista” a uma das pessoas mais ricas do mundo… afinal também há milagres na Rússia – deve ser por isso que o Putin está cada vez mais perto da Igreja Russa!…
    Já o nível de vida da maioria dos russos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.