/

PSP lança manual que ensina a caçar Pokémons em segurança

A PSP lançou um manual que ensina os jogadores a caçar os bonecos virtuais Pokémon em segurança e lembra que ainda se vive “no mundo real”.

“No pico mais alto desta época de caça aos Pokémon, a PSP aproveita para relembrar alguns cuidados de segurança. Por entre desafiantes batalhas, treinos muito duros e difíceis capturas, não se esqueça que ainda estamos no mundo real!”, refere a Polícia de Segurança Pública na sua página no Facebook.

O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que o manual tem como objetivo prevenir e chamar a atenção dos jogadores para terem alguns cuidados com a segurança devido aos acidentes que já aconteceram em outros países.

O porta-voz da PSP conta que polícias de outros países também lançaram alertas idênticos, mas adiantou que em Portugal ainda não se registou qualquer acidente.

A mensagem da PSP, com as indicações de segurança, somou mais de cinco mil partilhas apenas na primeira hora após a publicação no Facebook.

No alerta, a PSP sublinha que, “como consequência desta animada febre, já ocorreram alguns incidentes, lesões graves e até alguns crimes foram cometidos, onde os suspeitos engenhosamente simulavam falsos ‘pokestops’, para se introduzirem em residências”.

Entre os conselhos, a PSP recomenda para que o jogador “esteja sempre atento ao que o rodeia“, “observe o meio envolvente” e que “não cace sozinho“, mas “em grupo ou aos pares, de forma a aumentar a segurança”.

pokemongo.com

-

“Não utilizar a aplicação enquanto conduz”, “não entrar em propriedade alheia ou áreas de acesso restrito”, o que constitui um crime, e ter “especial atenção a aplicações relacionadas com o jogo”, que “podem conter malware e comprometer a segurança de dados pessoais” são outros conselhos da PSP.

A Polícia alerta ainda os mais jovens para que não interajam com estranhos.

Dois adolescentes quase foram baleados, no sábado à noite, nos Estados Unidos, depois de terem entrado num quintal privado, à procura dos monstros virtuais, e de o dono os ter confundido com assaltantes.

O Pokémon Go é um jogo desenvolvido pela Niantic, lançado na primeira quinzena de julho nos Estados Unidos, que chegou a Portugal na sexta-feira.

No jogo de realidade aumentada, os jogadores usam telemóveis com sistemas iOS ou Android para caçar monstros imaginários no mundo real.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.