Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio propõe voto de louvor a técnica condenada

SCMMF / Facebook

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio e presidente da Câmara local, Alberto Monteiro Pereira (c)

O tribunal condenou a Santa Casa da Misericórdia e a diretora técnica pelo crime de recebimento indevido de vantagem, mas o provedor vai propor um voto de louvor à funcionária condenada.

O provedor da Misericórdia de Mesão Frio disse, esta segunda-feira, que irá propor um voto de louvor à técnica condenada recentemente, em primeira instância, conjuntamente com a instituição, a pena de multa pelo crime de recebimento indevido de vantagem.

Em dezembro, o Tribunal de Mesão Frio condenou a Santa Casa da Misericórdia e a diretora técnica a penas de multa de, respetivamente, dois mil euros e mil euros pelo crime de recebimento indevido de vantagem. A condenação assenta na cobrança de dinheiro a utentes e familiares como contrapartida para serem admitidos no lar.

Alberto Monteiro Pereira, o provedor, disse esta segunda-feira à agência Lusa que a instituição e a funcionária vão recorrer da sentença aplicada pelo tribunal.

O responsável saiu em defesa da diretora técnica e salientou que vai propor, na próxima assembleia geral da Misericórdia, um “voto de louvor e de confiança” a esta técnica “pelo excelente trabalho” que tem desempenhado na instituição.

Alberto Pereira, que é também presidente da Câmara de Mesão Frio eleito pelo PS, referiu que todo o processo começou há cerca de quatro anos com uma queixa anónima. “Todos nós sabemos as motivações desta queixa e deste processo. Efetivamente o que queriam era apanhar o provedor em pé inseguro“, frisou.

O provedor disse acreditar que o objetivo da denúncia “era denegrir” a sua imagem e que não tem “qualquer dúvida que foram motivações políticas que levaram a esta queixa”.

“O tribunal entendeu que houve duas situações em que efetivamente as pessoas assumem que foram obrigadas a dar, a técnica diz que não. Todos os outros confirmaram que deram o donativo porque quiseram“, frisou. A julgamento chegaram duas técnicas da Misericórdia, mas uma delas foi absolvida.

De acordo com a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, a acusação do Ministério Público explicava que o “esquema ilegal passava por exigir uma espécie de joia de entrada aos candidatos que queriam ingressar no lar da Santa Casa sem se sujeitar a listas de espera”.

“Entendemos que nunca nada disso aconteceu e portanto estamos absolutamente certos e convictos que iremos ser absolvidos desta pena, porque a Misericórdia de Mesão Frio nunca exigiu qualquer donativo”, salientou Alberto Pereira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Santa Casa da Misericórdia ou Santa Casa da Discórdia!?As santas Casas parecem mais instituições privadas e não de ajuda aos idosos e carenciados! Eu sinceramente tenho duvidas logo no nome que utilizam..Santa Casa….lol

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …