Proud Boys acreditam na vitória de Trump: “Vamos Ganhar”. Voto antecipado começa hoje na Florida

Mário Cruz / Lusa

Enrique Tarrio, líder do grupo “Proud Boys”

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. O voto antecipado começa hoje num dos Estados americanos com mais influência nas presidenciais: a Florida.

“Estou super motivado, veja-se toda esta gente aqui, toda esta fila (de carros) atrás de nós. Vamos mesmo ganhar. Temos uma energia vencedora e vamos conseguir mais quatro anos”, disse à Lusa Enrique Tarrio, rejeitando as acusações sobre extremismo.

“Eu sou um supremacista americano. Nada disto está relacionado com a raça. Que se lixe o racismo, que se lixe o antissemitismo, que se lixem os fascistas. Eu sou um americano”, acrescentou Enrique Tarrio, residente em Miami e descendente de cubanos.

O grupo Proud Boys, que só admite homens, foi fundado em 2016 pelo ideólogo de extrema-direita norte-americano, Gavin McInes e considerado “organização extremista” pelas autoridades federais norte-americanas em 2018.

No final do mês passado o atual Presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição pelos republicanos, Donald Trump, recusou-se a criticar os Proud Boys afirmando mesmo no primeiro debate presidencial com o candidato democrata, Joe Biden, que a organização extremista deve “esperar” e manter-se “preparada”.

Na manifestação que juntou milhares de veículos, Tarrio vestia uma camisola preta com a frase “American Supremacist” ao som da música “Make America Great Again”, um dos hinos da campanha do Partido Republicano. o líder apareceu rodeado de membros do grupo vestidos com roupa militar e acompanhado de dançarinas de minissaia.

Os Proud Boys integraram desde o princípio da tarde o desfile automóvel de apoiantes de Donald Trump que começou nos arredores de Miami e que por volta das 17:00 (22:00 em Lisboa) se encontrava em “Little Havana”, zona da cidade onde se concentra a comunidade cubana, sobretudo os exilados do regime de Havana.

O desfile de apoio a Donald Trump cruzou-se por vezes com uma coluna automóvel de apoiantes de Joe Biden, que seguia em sentido contrário, não se registando incidentes apesar de insultos pontuais dos apoiantes republicanos que chamam “lixo comunista” ao candidato democrata, Joe Biden.

Hoje começa o voto antecipado na Florida, um estado considerado decisivo sobretudo por causa dos votos dos cidadãos de origem “latina” para os resultados finais das eleições de 3 de novembro.

A maioria dos “latinos” da Florida são originários de Cuba, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana sendo um grupo de particular interesse político, devido ao crescimento da imigração nas últimas décadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …