Proud Boys acreditam na vitória de Trump: “Vamos Ganhar”. Voto antecipado começa hoje na Florida

Mário Cruz / Lusa

Enrique Tarrio, líder do grupo “Proud Boys”

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. O voto antecipado começa hoje num dos Estados americanos com mais influência nas presidenciais: a Florida.

“Estou super motivado, veja-se toda esta gente aqui, toda esta fila (de carros) atrás de nós. Vamos mesmo ganhar. Temos uma energia vencedora e vamos conseguir mais quatro anos”, disse à Lusa Enrique Tarrio, rejeitando as acusações sobre extremismo.

“Eu sou um supremacista americano. Nada disto está relacionado com a raça. Que se lixe o racismo, que se lixe o antissemitismo, que se lixem os fascistas. Eu sou um americano”, acrescentou Enrique Tarrio, residente em Miami e descendente de cubanos.

O grupo Proud Boys, que só admite homens, foi fundado em 2016 pelo ideólogo de extrema-direita norte-americano, Gavin McInes e considerado “organização extremista” pelas autoridades federais norte-americanas em 2018.

No final do mês passado o atual Presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição pelos republicanos, Donald Trump, recusou-se a criticar os Proud Boys afirmando mesmo no primeiro debate presidencial com o candidato democrata, Joe Biden, que a organização extremista deve “esperar” e manter-se “preparada”.

Na manifestação que juntou milhares de veículos, Tarrio vestia uma camisola preta com a frase “American Supremacist” ao som da música “Make America Great Again”, um dos hinos da campanha do Partido Republicano. o líder apareceu rodeado de membros do grupo vestidos com roupa militar e acompanhado de dançarinas de minissaia.

Os Proud Boys integraram desde o princípio da tarde o desfile automóvel de apoiantes de Donald Trump que começou nos arredores de Miami e que por volta das 17:00 (22:00 em Lisboa) se encontrava em “Little Havana”, zona da cidade onde se concentra a comunidade cubana, sobretudo os exilados do regime de Havana.

O desfile de apoio a Donald Trump cruzou-se por vezes com uma coluna automóvel de apoiantes de Joe Biden, que seguia em sentido contrário, não se registando incidentes apesar de insultos pontuais dos apoiantes republicanos que chamam “lixo comunista” ao candidato democrata, Joe Biden.

Hoje começa o voto antecipado na Florida, um estado considerado decisivo sobretudo por causa dos votos dos cidadãos de origem “latina” para os resultados finais das eleições de 3 de novembro.

A maioria dos “latinos” da Florida são originários de Cuba, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana sendo um grupo de particular interesse político, devido ao crescimento da imigração nas últimas décadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.