Proibido fumar com crianças no carro em Inglaterra

Condutores e passageiros de veículos que estiverem a transportar crianças vão deixar de poder fumar dentro do carro em Inglaterra.

A lei, que entrará em vigor a partir de outubro, visa proteger os mais novos e evitar que eles sejam fumadores passivos desde a infância.

Com a nova legislação, quem for apanhado a fumar dentro de um carro que tenha crianças como passageiros terá de pagar uma multa de 67,5 euros.

A lei, aprovada com 342 votos a favor e apenas 74 contra, foi considerada uma grande vitória pela British Lung Foundation, fundação britânica de apoio a doentes dos pulmões.

Do lado oposto, a organização de fumadores Forest defende que a medida é “impossível de ser aplicada”.

“A grande maioria dos fumadores sabe que é inaceitável fumar num carro com crianças e eles não fazem isso. Não é preciso que o estado esteja a fiscalizar as suas vidas”, disse à BBC o director da organização, Simon Clark.

“A polícia não vai ser capaz de fazer cumprir a lei. O governo vai precisar de um pequeno exército de bisbilhoteiros para apanhar os infractores.”

Mais de 430 mil crianças por semana são expostas ao fumo do tabaco dentro de carros como fumadoras passivas, de acordo com a British Lung Foundation.

Especialistas da área da saúde pública afirmam que as crianças que são fumadores passivas têm mais risco de terem asma, meningite e morte súbita.

A Ministra da Saúde, Jane Ellison, considerou a nova lei um “passo importante para proteger as crianças dos danos causados pelo cigarro aos fumadores passivos”.

“Três milhões de crianças estão expostas ao cigarro como fumadoras passivas, colocando a sua saúde em risco. Sabemos que muitas delas têm vergonha ou medo de pedir aos adultos que parem de fumar. Por isso esta medida é importante”, disse.

Para a directora da British Lung Foundation, Penny Woods, o próximo passo deverá ser criar nova legislação para embalagens de tabaco.

“Pedimos ao governo que mostre esse mesmo compromisso e que imponha a criação de embalagens padronizadas para todos os produtos do tabaco, para proteger as 200 mil crianças por ano que começam a fumar neste país”, disse.

A ideia por trás da iniciativa é proteger os consumidores do marketing intenso da indústria tabaqueira, que aposta na fidelização dos fumadores a determinadas marcas de cigarro.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …