Princesas da Disney prejudicam o crescimento das meninas

Um estudo científico realizado nos EUA concluiu que as princesas da Disney têm um efeito negativo no desenvolvimento das meninas, nomeadamente promovendo estereótipos de género prejudiciais às mulheres.

A investigação, liderada pela professora Sarah M. Coyne, da Universidade Bringham Young, nos Estados Unidos, analisou 198 crianças em idade pré-escolar, avaliando, a forma como interagiam com as princesas da Disney, seja a verem filmes e/ou a jogarem com brinquedos, por exemplo.

Os resultados do estudo, publicado na revista científica Child Development, revelam que as crianças com mais interacções com estas princesas apresentaram mais estereótipos de comportamento relacionados com o sexo feminino.

Além disso, a investigação detectou que as raparigas com pior auto-estima corporal eram as que interagiam cada vez mais com essas personagens.

“As princesas da Disney representam alguns dos primeiros exemplos de exposição ao ideal magro. Como mulheres, recebemos-lo durante toda a vida e começa, realmente, ao nível das princesas da Disney, na idade entre os 3 e os 4 anos”, considera Sarah M. Coyne, citada no site da universidade.

“Sabemos que as raparigas que aderem fortemente a estereótipos de género feminino sentem que não podem fazer a mesma coisa. Não são tão confiantes para se darem bem a matemática e ciência. Não gostam de se sujar, por isso é menos provável que tentem e experimentem coisas”, diz ainda a investigadora.

Já os rapazes avaliados no estudo mostraram mais auto-estima corporal e mais capacidades de entre-ajuda, apesar de também interagirem com as princesas.

Estas personagens servem, assim, no caso dos meninos, de “contra-peso para o super-herói hiper-masculino” que é habitualmente apresentado aos rapazes na animação e na banda desenhada, refere o estudo.

Sarah M. Coyne aconselha os pais a pensarem no “impacto de longo termo da cultura da princesa” na vida das suas filhas e recomenda também “moderação” quanto à visualização e contacto com os filmes e todo o universo da Disney.

A professora ainda releva a importância de falar com os filhos sobre a forma como as mulheres são representadas nos filmes.

“Quando falamos com as meninas, ouvimos menos o ‘És tão esperta, trabalhaste tanto, o teu corpo pode conseguir grandes coisas!’, mas essa é a mensagem mais importante que devemos passar”, conclui a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …

A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, …

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …