Princesas da Disney prejudicam o crescimento das meninas

Um estudo científico realizado nos EUA concluiu que as princesas da Disney têm um efeito negativo no desenvolvimento das meninas, nomeadamente promovendo estereótipos de género prejudiciais às mulheres.

A investigação, liderada pela professora Sarah M. Coyne, da Universidade Bringham Young, nos Estados Unidos, analisou 198 crianças em idade pré-escolar, avaliando, a forma como interagiam com as princesas da Disney, seja a verem filmes e/ou a jogarem com brinquedos, por exemplo.

Os resultados do estudo, publicado na revista científica Child Development, revelam que as crianças com mais interacções com estas princesas apresentaram mais estereótipos de comportamento relacionados com o sexo feminino.

Além disso, a investigação detectou que as raparigas com pior auto-estima corporal eram as que interagiam cada vez mais com essas personagens.

“As princesas da Disney representam alguns dos primeiros exemplos de exposição ao ideal magro. Como mulheres, recebemos-lo durante toda a vida e começa, realmente, ao nível das princesas da Disney, na idade entre os 3 e os 4 anos”, considera Sarah M. Coyne, citada no site da universidade.

“Sabemos que as raparigas que aderem fortemente a estereótipos de género feminino sentem que não podem fazer a mesma coisa. Não são tão confiantes para se darem bem a matemática e ciência. Não gostam de se sujar, por isso é menos provável que tentem e experimentem coisas”, diz ainda a investigadora.

Já os rapazes avaliados no estudo mostraram mais auto-estima corporal e mais capacidades de entre-ajuda, apesar de também interagirem com as princesas.

Estas personagens servem, assim, no caso dos meninos, de “contra-peso para o super-herói hiper-masculino” que é habitualmente apresentado aos rapazes na animação e na banda desenhada, refere o estudo.

Sarah M. Coyne aconselha os pais a pensarem no “impacto de longo termo da cultura da princesa” na vida das suas filhas e recomenda também “moderação” quanto à visualização e contacto com os filmes e todo o universo da Disney.

A professora ainda releva a importância de falar com os filhos sobre a forma como as mulheres são representadas nos filmes.

“Quando falamos com as meninas, ouvimos menos o ‘És tão esperta, trabalhaste tanto, o teu corpo pode conseguir grandes coisas!’, mas essa é a mensagem mais importante que devemos passar”, conclui a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …