Princesas da Disney prejudicam o crescimento das meninas

Um estudo científico realizado nos EUA concluiu que as princesas da Disney têm um efeito negativo no desenvolvimento das meninas, nomeadamente promovendo estereótipos de género prejudiciais às mulheres.

A investigação, liderada pela professora Sarah M. Coyne, da Universidade Bringham Young, nos Estados Unidos, analisou 198 crianças em idade pré-escolar, avaliando, a forma como interagiam com as princesas da Disney, seja a verem filmes e/ou a jogarem com brinquedos, por exemplo.

Os resultados do estudo, publicado na revista científica Child Development, revelam que as crianças com mais interacções com estas princesas apresentaram mais estereótipos de comportamento relacionados com o sexo feminino.

Além disso, a investigação detectou que as raparigas com pior auto-estima corporal eram as que interagiam cada vez mais com essas personagens.

“As princesas da Disney representam alguns dos primeiros exemplos de exposição ao ideal magro. Como mulheres, recebemos-lo durante toda a vida e começa, realmente, ao nível das princesas da Disney, na idade entre os 3 e os 4 anos”, considera Sarah M. Coyne, citada no site da universidade.

“Sabemos que as raparigas que aderem fortemente a estereótipos de género feminino sentem que não podem fazer a mesma coisa. Não são tão confiantes para se darem bem a matemática e ciência. Não gostam de se sujar, por isso é menos provável que tentem e experimentem coisas”, diz ainda a investigadora.

Já os rapazes avaliados no estudo mostraram mais auto-estima corporal e mais capacidades de entre-ajuda, apesar de também interagirem com as princesas.

Estas personagens servem, assim, no caso dos meninos, de “contra-peso para o super-herói hiper-masculino” que é habitualmente apresentado aos rapazes na animação e na banda desenhada, refere o estudo.

Sarah M. Coyne aconselha os pais a pensarem no “impacto de longo termo da cultura da princesa” na vida das suas filhas e recomenda também “moderação” quanto à visualização e contacto com os filmes e todo o universo da Disney.

A professora ainda releva a importância de falar com os filhos sobre a forma como as mulheres são representadas nos filmes.

“Quando falamos com as meninas, ouvimos menos o ‘És tão esperta, trabalhaste tanto, o teu corpo pode conseguir grandes coisas!’, mas essa é a mensagem mais importante que devemos passar”, conclui a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …