Princesas da Disney prejudicam o crescimento das meninas

Um estudo científico realizado nos EUA concluiu que as princesas da Disney têm um efeito negativo no desenvolvimento das meninas, nomeadamente promovendo estereótipos de género prejudiciais às mulheres.

A investigação, liderada pela professora Sarah M. Coyne, da Universidade Bringham Young, nos Estados Unidos, analisou 198 crianças em idade pré-escolar, avaliando, a forma como interagiam com as princesas da Disney, seja a verem filmes e/ou a jogarem com brinquedos, por exemplo.

Os resultados do estudo, publicado na revista científica Child Development, revelam que as crianças com mais interacções com estas princesas apresentaram mais estereótipos de comportamento relacionados com o sexo feminino.

Além disso, a investigação detectou que as raparigas com pior auto-estima corporal eram as que interagiam cada vez mais com essas personagens.

“As princesas da Disney representam alguns dos primeiros exemplos de exposição ao ideal magro. Como mulheres, recebemos-lo durante toda a vida e começa, realmente, ao nível das princesas da Disney, na idade entre os 3 e os 4 anos”, considera Sarah M. Coyne, citada no site da universidade.

“Sabemos que as raparigas que aderem fortemente a estereótipos de género feminino sentem que não podem fazer a mesma coisa. Não são tão confiantes para se darem bem a matemática e ciência. Não gostam de se sujar, por isso é menos provável que tentem e experimentem coisas”, diz ainda a investigadora.

Já os rapazes avaliados no estudo mostraram mais auto-estima corporal e mais capacidades de entre-ajuda, apesar de também interagirem com as princesas.

Estas personagens servem, assim, no caso dos meninos, de “contra-peso para o super-herói hiper-masculino” que é habitualmente apresentado aos rapazes na animação e na banda desenhada, refere o estudo.

Sarah M. Coyne aconselha os pais a pensarem no “impacto de longo termo da cultura da princesa” na vida das suas filhas e recomenda também “moderação” quanto à visualização e contacto com os filmes e todo o universo da Disney.

A professora ainda releva a importância de falar com os filhos sobre a forma como as mulheres são representadas nos filmes.

“Quando falamos com as meninas, ouvimos menos o ‘És tão esperta, trabalhaste tanto, o teu corpo pode conseguir grandes coisas!’, mas essa é a mensagem mais importante que devemos passar”, conclui a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …