Princesa herdeira da Suécia e marido infetados com covid-19

baltic-development-forum / Flickr

A princesa herdeira Vitória, da Suécia

A princesa Vitória da Suécia e o marido Daniel Westling estão infetados com o novo coronavírus. Segundo fonte da casa real, os príncipes têm sintomas ligeiros e estão em isolamento.

A princesa herdeira Vitória, da Suécia, e o marido, príncipe Daniel, acusaram positivo aos testes de covid-19, anunciou esta quinta-feira a Casa Real sueca. Vitória, de 43 anos, filha primogénita do Rei Carlos Gustavo e da Rainha Sílvia, e Daniel, de 47 anos, “encontram-se bem” e “apenas com sintomas ligeiros“, acrescentou a Casa Real, em comunicado.

Os filhos – a princesa Estelle e o príncipe Óscar – estão já de quarentena em casa. O casal não é o primeiro caso de covid-19 na família real sueca. Em novembro de 2020, o príncipe Carlos Filipe, irmão mais novo de Vitória, e a mulher, a princesa Sofia, foram também contaminados pelo novo coronavírus.

Tanto o Rei Carlos Gustavo como a Rainha Sílvia, que não foram contaminados com a doença covid-19, foram vacinados em meados de janeiro.

Desde o início da pandemia, a Suécia, com 10,3 milhões de habitantes e com a sua abordagem mais “flexível” do que em qualquer outro país da Europa nas medidas restritivas face à covid-19, acumulou mais de 707.000 casos de contágio do novo coronavírus, doença associada a 13.111 mortes.

Apesar de a estratégia continuar menos rígida do que em muitos países, o reino apertou as rédeas em novembro face à forte segunda vaga da pandemia, com várias séries de medidas restringindo em particular reuniões públicas (não mais de oito pessoas) e mesas em restaurantes.

Por outro lado, o ensino médio passou de presencial para educação à distância. A Suécia está a tentar conter uma eventual terceira vaga.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.621.295 mortos no mundo, resultantes de mais de 117,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.