Um dos primatas mais raros do planeta pode estar prestes a extinguir-se

Tim Laman/ Wikimedia

Orangotango Tapanuli

Os orangotangos Tapanuli, a espécie de grandes macacos mais ameaçada da Terra, podem estar ainda mais perto da extinção do que se pensava.

Atualmente, os macacos habitam nas montanhas de Batang Toru no norte de Sumatra, na Indonésia, onde ocupam menos de 3% do habitat que ocupavam no final dos anos 1800, de acordo com um estudo publicado a 4 de janeiro na revista PLOS One.

Com menos de 800 orangotangos Tapanuli em Batang Toru, a espécie enfrenta agora a ameaça de extinção.



A pesquisa indica que se mais de 1% da população adulta for morta, capturada ou deslocada a cada ano, o orangotango Tapanuli irá tornar-se a primeira espécie de grandes macacos a extinguir-se nos tempos modernos, alerta Erik Meijaard, principal autor do estudo.

O estudo, baseado em registos históricos da região, descobriu que os macacos foram levados para as montanhas Batang Toru por caçadores, devido à fragmentação do seu antigo habitat.

Idealmente, os orangotangos Tapanuli deveriam ser capazes de se deslocar entre uma variedade de ambientes, incluindo áreas de planície, para maximizar a sua possibilidade de sobrevivência. Contudo, segundo os autores do estudo, os animais permanecem presos em terras altas – locais que não são adequados para a espécie.

Para piorar a situação, o seu atual habitat poderá, em breve, ser ameaçado por uma nova central hidroelétrica, que, a ser construída, estará localizada no rio Batang Toru, na regência de Tapanuli do Sul, Sumatra do Norte.

A construção de 122 hectares poderá bloquear o encontro de várias sub populações de orangotangos Tapanuli, o que pode levar à endogamia e limitar a diversidade genética da espécie.

No entanto, também há boas notícias.

De acordo com o Live Science, a empresa PT North Sumatera Hydro Energy (PT NHSE) interrompeu a construção da central devido à pandemia de covid-19.

O projeto também perdeu recursos importantes do Banco da China, por isso a construção pode permanecer parada durante vários anos.

Meijaard e a sua equipa querem que a empresa, o governo, a IUCN e o Programa de Conservação de Orangotangos de Sumatra (SOCP) aproveitem esta pausa para lançar uma investigação independente de modo a avaliar a ameaça aos orangotangos.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …