Presos VIP vão ser transferidos para nova cadeia em Leiria

7

A cadeia dos reclusos a quem o sistema concede “especiais medidas de proteção”, os chamados “presos VIP”, deverá abandonar Évora e mudar-se para Leiria.

Segundo o Jornal de Notícias, de acordo com um relatório do Ministério da Justiça sobre o sistema prisional divulgado esta semana, os reclusos que precisam de “especiais medidas de proteção” – os chamados “presos VIP” – deverão passar a ser acolhidos no estabelecimento prisional de Leiria, em vez do de Évora.

A medida proposta pelo Ministério da Justiça prevê a melhoria das instalações e um aumento da sua capacidade, o que implicará um investimento de 4,3 milhões de euros. A prisão de Évora ficará reservada a reclusos comuns e deste mesmo distrito.

De acordo com o JN, o relatório aponta como principais razões para a transferência dos “presos VIP” – como políticos e membros das forças policiais – a centralidade e o interesse de que os reclusos de Évora não tenham de ser deslocados para prisões mais distantes.

A prisão deverá ser transferida para o estabelecimento prisional de Leiria para jovens, que tem uma lotação para 374 lugares e 184 reclusos e, de acordo com o relatório do Ministério da Justiça, tem condições “aceitáveis”. O edifício inclui sete pavilhões prisionais, serviços clínicos, Unidade Livre de Droga e oficinas, num terreno com 140 hectares.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, que esteve detido durante dez meses, no âmbito da Operação Marquês, foi, até agora, o recluso mais mediático do estabelecimento prisional de Évora.

ZAP //

7 Comments

  1. Sao os senhores fulanos de tal, gente da pior espécie que grassa no nosso País para roubar, lavar e usar de corrupção. Vão passar umas férias VIP a um hotel a que chamam prisão e depois, ficam reformados com aquelas reformas milionárias que todos nós conhecemos, mas só as vemos de longe, muito longe. Reformas tipo Jardim Gonçalves, sabe? É isso.

  2. Reclusos VIP? Só porque são (ex) agentes da lei, (ex)governantes ? A lei contempla? Cometeram crimes como qualquer outro…porque a Ministra não avançou com as mudanças prometidas? Regalias atrás de regalias…lobies…

  3. Estes gajos pensam em tudo e muito à frente. Já se estão a preparar para quando as coisas darem para o torto em vez de irem para a prisão com a escumalha toda, vão antes para uma “prisão” VIP com certeza melhor que muitos hotéis. Pota que os pariu, assim nunca mais vamos lá!

  4. Onde é que eu li, que a lei é igual para todos? A lei parece que é, mas as prisões não! Os presos VIP, quando forem transferidos, vão sentir saudades dos piolhos da prisão de Évora!

  5. Essa dos presos VIP…são VIP por terem roubado mais? Desviado mais? Vá comum Português, vamos lá fazer como eles, para termos o mesmo tratamento…Que vergonha tenho ser Português!! País de meia dúzia de famelgas que sempre roubaram o povo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.