Presidente da Fundação Eduardo dos Santos libertado

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Ao fundo, a figura do novo Presidente, João Lourenço

A Procuradoria-Geral da República de Angola colocou em liberdade o presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), que se encontrava detido, por suspeita de crimes de burla por defraudação e corrupção ativa.

Fonte dos Serviços Penitenciários disse à Lusa que Ismael Diogo foi libertado, com termo de identidade e residência, após notificação pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo a fonte, Ismael Diogo, detido na sexta-feira passada, sob suspeita de ter incorrido na prática de crimes de burla por defraudação e corrupção ativa, regressou “no final do dia à comarca de Viana, simplesmente para buscar os seus pertences”.

Em comunicado emitido sobre a sua detenção, a PGR angolana indicou que Ismael Diogo foi detido por “se ter furtado” reiteradas vezes em comparecer na Direção Nacional de Investigação e Ação Penal da Procuradoria-Geral da República, tendo sido ordenada a sua detenção para responder em interrogatório de arguido.

“A PGR vem por este meio levar a conhecimento público que, na sequência do processo-crime nº 23/18, que corre termos na Direção de Investigação e Ação Penal, referente à investigação de fraudes financeiras no Conselho Nacional de Carregadores (CNC), foi constituído arguido o cidadão Ismael Diogo da Silva”, referia o comunicado da PGR.

A nota acrescentava ainda que “recaem (sobre Ismael Diogo) fortes suspeitas de ter incorrido na prática dos crimes de burla por defraudação, previsto e punível pelo Código Penal, e corrupção ativa, prevista e punível pela Lei sobre a Criminalização das Infrações Subjacentes ao Branqueamento de Capitais”.

Neste mesmo caso, está igualmente detido, desde o dia 21 de setembro deste ano, o antigo ministro dos Transportes de Angola, Augusto Tomás, e vários administradores do CNC, órgão afeto ao Ministério dos Transportes, por suposta má gestão e alegado desvio de fundos.

Na base da ação judicial, segundo noticiou o semanário português Expresso, está a apropriação indevida, de 20 milhões de dólares saídos dos cofres do CNC, sob gestão do antigo ministro dos Transportes Augusto Tomás.

A Fundação Eduardo dos Santos tem como patrono o ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que criou em 1996 a instituição filantrópica apartidária, de caráter científico, cultural, social e sem fins lucrativos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …