Prémio da Liga Conferência: “ridículo” para o Tottenham, “jackpot” para o Feyenoord

Cada equipa recebe 2.94 milhões de euros da UEFA, por chegar à fase de grupos do novo torneio.

Mais de 20 anos depois, a UEFA volta a organizar anualmente três competições de clubes. A Liga dos Campeões e a Liga Europa mantêm-se e, em 2021 (e pelo menos até 2024), a Liga Conferência Europa também aparece no calendário.

Como seria de esperar, os prémios monetários para os participantes neste novo torneio são os menores entre as três competições europeias.

Cada equipa recebe 2.94 milhões de euros da UEFA, por ter chegado à fase de grupos da Liga Conferência. Na Liga Europa o prémio inicial é de 3.63 milhões de euros, na Liga dos Campeões cada participante na fase de grupos recebe 15.64 milhões.

Uma quantia “ridícula” para clubes como o Tottenham mas essencial para clubes como o Feyenoord, salienta o jornal Algemeen Dagblad.

No Reino Unido chegou-se a desprezar a derrota do Tottenham contra o Paços de Ferreira por 1-0, na primeira “mão” do play-off. Porque, além da Liga Conferência Europa ainda não ter qualquer valor histórico, a compensação inicial de 2.94 milhões de euros representa “migalhas” para o clube de Londres.

Nos Países Baixos, mais concretamente em Roterdão, o nervosismo reinava no Feyenoord depois da vitória por 5-0 sobre o Elfsborg, também na primeira “mão” do play-off.

Nervosismo “desnecessário mas compreensível”. Porque atingir a fase de grupos da nova Liga Conferência era “quase vital”, financeiramente.

O Feyenoord, 15 vezes campeão nacional, campeão europeu uma vez e vencedor de duas edições da Taça UEFA (a última já neste século, em 2002), está “empobrecido”.

O coronavírus afetou muito o clube dos Países Baixos. Houve saídas de jogadores, incluindo a custo zero, para diminuir as despesas relacionadas com salários.

A direção admitiu publicamente que alguns salários poderiam nem ser pagos e não teve vergonha quando, durante algumas semanas, pediu aos seus sócios para ajudarem financeiramente o clube.

Por isso, e apesar dos valores irrelevantes para outros clubes, estes prémios da Liga Conferência Europa são uma “quantia considerável” e o dinheiro “é mais do que bem-vindo”.

E, pelo menos, os 2.94 milhões de euros vão mesmo chegar a Roterdão. Porque o Feyenoord perdeu contra o Elfsborg por 3-1, nesta quinta-feira, mas ganhou por 6-3 no total da eliminatória.

O Feyenoord estará no Grupo E da Liga Conferência Europa, com o Slavia Praga, Maccabi Haifa e Union Berlin. Cada vitória na fase de grupos é sinónimo de uma receita de 500 mil euros; um empate origina um prémio de 166 mil euros.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.