Fotógrafo português captou um cometa, uma nebulosa, um meteoro e Plêiades numa só imagem

JPL-Caltech / UCLA / NASA

Esta imagem mostra o enxame estelar das Plêiades através dos olhos do WISE da NASA.

O português Miguel Claro, fotógrafo profissional especializado em retratar fenómenos astronómicos no céu noturno, conseguiu captar um cometa, um meteoro, uma nebulosa e o enxame de estrelas das Plêiades numa só imagem panorâmica – e é incrível.

De acordo com o portal Space.com, a “épica” cena cósmica é composta por três fotografias captadas no passado 15 de dezembro pelo fotógrafo português a partir do Observatório da Cumeada, na reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo, classificado pela UNESCO como Starlight Tourism Destination.

Nesse mesmo dia, o pequeno cometa 46P / Wirtanen – que na imagem aparece como um ponto azul esverdeado perto da margem esquerda – fez uma abordagem histórica ao nosso planeta, aproximando-se a apenas 11,5 milhões de quilómetros de distância.

“Isto será o mais próximo que o Cometa Wirtanen já se aproximou da Terra em séculos, e tão perto quanto estará nos próximos séculos”, disse Paul Chodas, gerente do Centro para o Estudo de Objetos da Terra Próximos da Terra da NASA.

Mais perto do centro da imagem, é possível ver um aglomerado estelar de jovens estrelas quentes conhecidas como as Plêiades ou As Sete Irmãs em tons de azul; no lado direto, foi registado em tons avermelhados a nebulosa NGC 1499, que devido à sua forma é também conhecida como a nebulosa da Califórnia.

Em simultâneo, um meteoro dos Geminids – uma chuva de estrelas visíveis a olho nu em todo mês de dezembro – cruzava o céu deixando um rasto de fumaça que não passou despercebido nas lentes de Miguel Claro.

O português já nos tem habituado a incríveis fotografias dos céus noturnos. Também no passado dezembro, o portal norte-americano elegeu as 100 melhores fotografias de 2018. Entre as 100 fotografias, o português assinou dez, oito das quais junto da albufeira de Alqueva. O Dark Sky é o primeiro destino turístico do mundo para ver as estrelas a obter a certificação, integrando os municípios de Alandroal, Barrancos, Moura e Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz.

Em 2016, Miguel Claro capturou um airglow (luminescência hipnotizante causada por reações químicas que chegam até ao topo da atmosfera terrestre) na montanha do Pico, no arquipélago dos Açores – uma espécie de arco-íris cósmico.

(dr) Miguel Claro

Airglow capturado em 2016

Miguel Claro, que é astrofotógrafo oficial da reserva Dark Sky Alqueva, tem-se dedicado nos últimos anos à promoção da astronomia, através de palestras públicas, sessões guiadas de observação do céu noturno e também em artigos e exposições. Nos últimos dez anos especializou-se em astrofotografia de paisagem.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministério Público acusa Groundforce de discriminação com prémios de 2017

O Ministério Público avançou com uma acusação contra a Groundforce por ter discriminado mais de 200 trabalhadores na atribuição de prémios em 2017. Segundo o Diário de Notícias, o Ministério Público (MP) acusa a Groundforce de …

Londres chumba construção de "Tulipa" com 300 metros

Os planos para construir um arranha-céus de 300 metros apelidado de "Tulipa" na cidade de Londres, perto do Tamisa, foram chumbados pelo presidente da capital, Sadiq Khan. O edifício, projetado pela prática arquitetónica de Norman Foster, …

Coreia do Norte importou milhões de dólares em bens de luxo apesar da proibição da ONU

A Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas um relatório da C4ADS - organização sem fins lucrativos que analisa conflitos e transações mundiais - concluiu que o país importou pelo menos 191 …

Texto base do inquérito à CGD aprovado. Indícios de gestão danosa ficam de fora

O Parlamento aprovou esta quarta-feira por unanimidade o projeto base do relatório da II comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e atos de gestão, noticia o jornal Eco. Tal como …

Alemanha aprova multas até 2.500 euros para pais que não vacinem filhos contra sarampo

A decisão aprovada, esta quarta-feira, estabelece que as multas poderão chegar aos 2.500 euros e também determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches. O conselho de ministros da Alemanha aprovou, esta quarta-feira, multas …

Demissão no PS Guarda após chumbo da lista liderada pela candidata de Costa

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, anunciou que vai demitir-se do cargo depois de a lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho, que foi apontada por António Costa, …

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …