Portugal com sete jogadores nos 60 nomeados para Golden Boy

João Paulo Trindade / SL Benfica; António Cotrim, Manuel fernando Araújo / Lusa

Portugal conta com sete futebolistas na lista de nomeados para o ‘Golden Boy’ prémio do jornal Tuttosport que distingue o jogador mais promissor abaixo dos 21 anos a alinhar na Europa, hoje encurtada de 100 para 60 jogadores.

Em relação à lista de 100 nomeados divulgada em junho, Portugal perdeu três jogadores, todos ligados ao Sporting: Rodrigo Ribeiro, Tiago Tomás, emprestado ao Estugarda, e Joelson Fernandes, que alinha por empréstimo no Basileia.

Na lista, que vai sendo sucessivamente votada, até ser reduzida a um grupo de 20 finalistas, os portugueses indicados são agora Francisco Conceiçao (Ajax), Diego Moreira (Benfica), Fábio Carvalho (Liverpool), Fábio Silva (Anderlech), Henrique Araújo (Benfica), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain) e Paulo Bernardo (Benfica)

Os antigos jogadores do Benfica João Félix (Atlético Madrid) e Renato Sanches (Paris Saint-Germain) foram os portugueses até agora distinguidos com o prémio ‘Golden Boy’

O avançado do Atlético foi distinguido em 2019, e o médio alinha agora em Paris recebeu o prémio em 2016.

O ano passado, o único português a chegar ao 20 finalistas foi Nuno Mendes, então acabado de chegar ao Paris Saint-Germain.

Erling Haaland foi o vencedor do prémio no ano passado.

O prémio Golden Boy é atribuído pelo jornal desportivo italiano Tuttosport, desde 2003, ao jogador mais promissor abaixo dos 21 anos a alinhar na Europa.

Na primeira edição do prémio, o vencedor foi o holandês Rafael van der Vaart, então com 20 anos.

Cristiano Ronaldo, considerado várias vezes o melhor jogador do mundo da FIFA e também vencedor da Bola de Ouro da France Football, nunca venceu o prémio. Foi terceiro na primeira edição, e segundo em 2004.

Os países com mais prémios Golden Boy são a Espanha e a França, com 3 distinções cada.

Portugal integra o lote de cinco países com duas distinções, juntamente com Brasil, Argentina, Inglaterra e Países Baixos.

Alemanha, Itália e Noruega contam com um vencedor cada.

O clube com mais Golden Boys é o Manchester United, que por três vezes viu jogadores seus receberem a distinção.

O Benfica integra o lote de clubes com 2 distinções, no qual tem a companhia do Ajax, Atlético de Madrid, Barcelona, Borussia Dortmund e Monaco.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.