Portugal recebeu 27 milhões de turistas em 2019. Hotéis lideram o ranking das dormidas

Em 2019, Portugal recebeu 27 milhões de turistas, a maioria estrangeiros, o que representa uma subida de 7,3% face a 2018 e uma aceleração no ritmo de crescimento. As receitas turísticas aumentaram para 4,28 mil milhões de euros.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo ECO, apesar de liderarem em número (16,3 milhões), os estrangeiros subiram 7,1% e os hóspedes nacionais 7,5% (10,7 milhões). Ambos passaram menos tempo nos locais, estando a média nas 2,59 noites. Os portugueses ficaram hospedados durante 1,97 noites (-1,2%) e os estrangeiros ficaram 2,99 noites (-3,6%).

A hotelaria continua a liderar, concentrando cerca de 58 milhões de dormidas (82,9% do total), seguindo-se o Alojamento Local com dez milhões e o turismo no espaço rural e de habitação, com 1,9 milhões. As dormidas nos hostels dispararam para 23,7%.

A maior parte dos hóspedes internacionais é do Reino Unido e representam 19,2% dos 9,38 milhões de turistas. Seguem-se os alemães (5,88 milhões) e os espanhóis (5,22 milhões). O INE destacou o crescimento para os mercados norte-americano (29,2%), canadiano (27,6%) e irlandês (26%).

As dormidas na Madeira caíram 3,7%, para 7,5 milhões de dormidas, e em Lisboa subiram 5,2%. O Norte lidera a subida (+9,7%), seguido do Alentejo (+7,6%) e dos Açores (+7,5%). O Algarve concentrou o maior número de dormidas (20,9 milhões), à frente da Área Metropolitana de Lisboa (18,4 milhões) e do Norte (10,7 milhões).

Houve uma subida de 7,3% nas receitas obtidas no turismo, passando para 4,28 mil milhões de euros, uma melhoria face a 2018 (em que subiram 6%), mas uma queda face a 2017 (em que dispararam mais de 16%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …