/

Seca de golos e vitórias. FC Porto tenta quebrar “maldição de Alvalade”

Fernando Veludo / Lusa

Radamel Falcao foi o último avançado portista de raiz a marcar em Alvalade, em 2010. Os ‘dragões’ não vencem em casa do Sporting desde 2008, numa vitória por 1-2.

O campeonato português recomeça em grande neste ano de 2020 com um ‘Clássico’ entre Sporting CP e FC Porto. Este é um jogo de extrema importância para ambas as equipas e ninguém vai querer perder pontos. O jogo tem hora marcada para as 17h30 deste domingo.

Nos últimos anos, o historial dos ‘azuis e brancos’ em Alvalade está longe de ser positivo. O Sporting tem sido sempre capaz de representar um perigo para o Porto e a equipa nortenha tem tido dificuldades em conquistar os três pontos na visita à capital portuguesa.

Os ‘dragões’ não vencem em Alvalade desde 5 de outubro de 2008, altura em que venceram o Sporting por 1-2, com golos de Lisandro López e Bruno Alves. Consequentemente, o Sporting tem tido um desempenho notável nos embates caseiros com os portistas. Nas últimas dez temporadas, venceram quatros e empataram seis jogos.

Segundo o jornal A BOLA, há outro registo infame que assombra os comandados de Sérgio Conceição. Dois empates sem golos nas últimas deslocações a Alvalade significam que o Porto atravessa uma seca de golos em Lisboa. O último golo dos ‘tripeiros’ no reduto sportinguista foi em 2016, da autoria do central brasileiro Felipe.

Se olharmos de uma perspetiva diferente e tivermos apenas em conta golos de avançados, a situação dos portistas é ainda pior. O último ponta-de-lança de raiz a fazer um golo em Alvalade foi Radamel Falcao, em 2010.

Há mais de dez anos sem vencer em casa do Sporting CP, o FC Porto não só precisa do triunfo para quebrar a “maldição”, mas por outras razões relacionadas com a época atual. Caso o SL Benfica vença, este sábado, frente ao Vitória de Guimarães, o emblema portista pode ficar a sete pontos do campeão nacional caso não vença no domingo.

Por outro lado, caso o Sporting perca, as esperanças em conquistar o título podem cair por terra. Uma vitória do Porto e do Benfica deixaria os ‘leões’ a 12 e 16 pontos, respetivamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.