Podemos mantém recusa em apoiar Governo exclusivamente socialista

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias, secretário-geral do Unidas Podemos

A extrema-esquerda espanhola voltou, esta quinta-feira, a recusar dar o seu apoio parlamentar a um Governo exclusivamente socialista, insistindo em fazer parte do Executivo.

Delegações do PSOE (Partido Socialista Espanhol) e Unidas Podemos (coligação de partidos da extrema-esquerda) voltaram a encontrar-se, esta quinta-feira, em Madrid para tentar desbloquear o impasse na formação do Governo.

A porta-voz adjunta do Podemos no Parlamento, Ione Belarra, manifestou a preocupação da sua formação após mais de quatro horas de reunião com o PSOE, criticando a posição “inamovível” dos socialistas que, segundo a representante, continuam a insistir numa solução de “partido único” no Governo.

“Estamos sinceramente preocupados, porque se limitaram basicamente a apresentar-nos um programa eleitoral”, disse Belarra no final do encontro.

Faltam 18 dias, até 23 de setembro, para o prazo-limite de dois meses que a Constituição confere aos grupos parlamentares para encontrarem uma solução para formar um Governo, depois da tentativa frustrada de investidura de Pedro Sánchez a 23 e 25 de julho.

PSOE e Unidas Podemos vão continuar nos próximos dias as conversações iniciadas depois das férias estivais, mas se o impasse se mantiver, o rei Felipe VI deverá marcar eleições para 10 de novembro, as quartas legislativas no espaço de quatro anos.

O secretário-geral do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, já tinha avisado esta manhã que o seu partido continua a exigir ao PSOE uma coligação governamental com lugares ministeriais, nomeadamente nos ministérios do Trabalho e da Transição Energética.

O líder da extrema-esquerda espanhola reagiu assim à oferta feita pelos socialistas de lugares de direção em instituições do Estado, como o Centro de Investigação Sociológica (CIS) ou a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). “Não queremos que haja políticos no CIS, queremos que haja profissionais de reconhecido prestígio”, disse Iglesias.

O dirigente do Unidas Podemos defendeu que algumas das 370 medidas propostas “já foram aprovadas no Congresso dos Deputados” e insistiu na necessidade de governar de forma conjunta.

Sánchez apresentou, na terça-feira passada, uma proposta com 370 medidas para tentar convencer a coligação de extrema-esquerda a dar o seu apoio parlamentar a um Executivo da exclusiva responsabilidade do PSOE.

O Unidas Podemos exige fazer parte do Governo, enquanto o PSOE recusa esta possibilidade, preferindo apenas ter um acordo de apoio parlamentar com a coligação de partido de extrema-esquerda, uma solução “à portuguesa” como é denominada em Espanha.

O PSOE foi o partido mais votado nas eleições de 28 de abril, mas com menos de 30% dos votos precisa do apoio de outras formações políticas, sendo essencial a do Unidas Podemos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.