Podemos mantém recusa em apoiar Governo exclusivamente socialista

GUE-NGL / Flickr

Pablo Iglesias, secretário-geral do Unidas Podemos

A extrema-esquerda espanhola voltou, esta quinta-feira, a recusar dar o seu apoio parlamentar a um Governo exclusivamente socialista, insistindo em fazer parte do Executivo.

Delegações do PSOE (Partido Socialista Espanhol) e Unidas Podemos (coligação de partidos da extrema-esquerda) voltaram a encontrar-se, esta quinta-feira, em Madrid para tentar desbloquear o impasse na formação do Governo.

A porta-voz adjunta do Podemos no Parlamento, Ione Belarra, manifestou a preocupação da sua formação após mais de quatro horas de reunião com o PSOE, criticando a posição “inamovível” dos socialistas que, segundo a representante, continuam a insistir numa solução de “partido único” no Governo.

“Estamos sinceramente preocupados, porque se limitaram basicamente a apresentar-nos um programa eleitoral”, disse Belarra no final do encontro.

Faltam 18 dias, até 23 de setembro, para o prazo-limite de dois meses que a Constituição confere aos grupos parlamentares para encontrarem uma solução para formar um Governo, depois da tentativa frustrada de investidura de Pedro Sánchez a 23 e 25 de julho.

PSOE e Unidas Podemos vão continuar nos próximos dias as conversações iniciadas depois das férias estivais, mas se o impasse se mantiver, o rei Felipe VI deverá marcar eleições para 10 de novembro, as quartas legislativas no espaço de quatro anos.

O secretário-geral do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, já tinha avisado esta manhã que o seu partido continua a exigir ao PSOE uma coligação governamental com lugares ministeriais, nomeadamente nos ministérios do Trabalho e da Transição Energética.

O líder da extrema-esquerda espanhola reagiu assim à oferta feita pelos socialistas de lugares de direção em instituições do Estado, como o Centro de Investigação Sociológica (CIS) ou a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). “Não queremos que haja políticos no CIS, queremos que haja profissionais de reconhecido prestígio”, disse Iglesias.

O dirigente do Unidas Podemos defendeu que algumas das 370 medidas propostas “já foram aprovadas no Congresso dos Deputados” e insistiu na necessidade de governar de forma conjunta.

Sánchez apresentou, na terça-feira passada, uma proposta com 370 medidas para tentar convencer a coligação de extrema-esquerda a dar o seu apoio parlamentar a um Executivo da exclusiva responsabilidade do PSOE.

O Unidas Podemos exige fazer parte do Governo, enquanto o PSOE recusa esta possibilidade, preferindo apenas ter um acordo de apoio parlamentar com a coligação de partido de extrema-esquerda, uma solução “à portuguesa” como é denominada em Espanha.

O PSOE foi o partido mais votado nas eleições de 28 de abril, mas com menos de 30% dos votos precisa do apoio de outras formações políticas, sendo essencial a do Unidas Podemos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …