/

As plantas conseguem enviar (secretamente) sinais elétricos subterrâneos

Um novo estudo lança agora novas pistas sobre a rede oculta de sinais elétricos subterrâneos que são transmitidos de planta em planta.

Plantas de diferentes espécies conseguem trocar sinais elétricos subterrâneos. A nova investigação, publicada na Communicative & Integrative Biology, não esclarece a finalidade destas transmissões, mas os cientistas acreditam que o fenómeno pode ser um sistema de comunicação importante para a sobrevivência das plantas.

Com base em várias experiências físicas e modelos matemáticos, os autores deste novo estudo simularam estímulos elétricos nas plantas para testar como são transmitidas as ondas no solo. Os testes incluíram diferentes tipos de plantas em vasos separados.

De acordo com o Science Alert, os resultados da simulação revelaram que sem um condutor elétrico a conectar as duas plantas, a conexão é interrompida. Assim que os cientistas ligaram as duas plantas com um fio de prata, conseguiram reestabelecer uma rede de transmissão e proceder à troca de sinais.

A investigação sugere que pode ser usado qualquer tipo de condutor elétrico para criar este sistema de comunicação entre plantas. Algumas experiências já tinham indicado que micorrizas – uma associação mutualista do tipo simbiótico entre um fungo e uma planta – podem servir como condutoras de sinais elétricos subterrâneos.

O mesmo estudo revelou ainda que as características da transmissão de sinais são muito semelhantes em diferentes tipos de plantas, o que sugere a possibilidade de diferentes espécies trocarem sinais para se comunicarem entre si.

“Eu suspeito de que é possível que estes sinais se propaguem pelas raízes e se espalhem no solo a partir de um pé de tomate até a um carvalho, por exemplo”, disse Yuri Shteseel, autor do estudo e engenheiro elétrico na Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. “O solo pode agir como um condutor.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.