Plantas reagem à anestesia como os humanos e os animais

Conny Sandland / Flickr

Um novo estudo elaborado por cientistas da Universidade de Oxford, divulgado hoje, revela que as plantas reagem à anestesia de maneira similar aos animais e humanos, pelo que podem ser usadas em testes clínicos.

A investigação, cujas conclusões foram hoje divulgadas pela publicação “Annals of Botany”, lembra como a anestesia foi usada pela primeira vez no século XIX, quando se descobriu que inalar gás de éter evitava que os pacientes sofressem durante as intervenções cirúrgicas.

Desde então, encontraram-se muitas outras naturezas químicas que provocam efeitos anestésicos, embora ainda fique muito por descobrir sobre estas.

O citado estudo indica que apesar de durante um período de 150 anos se terem utilizado muitos tipos de anestesias, sabe-se pouco sobre como esses componentes diferentes, que não contam com semelhanças estruturais, induzem à perda de consciência.

A anestesia também funciona nas plantas, segundo a equipa de investigadores, que descobriu que quando as expuseram a estas substâncias, várias perderam os movimentos autónomos.

Por exemplo, durante os testes, os cientistas observaram como a planta denominada Dionaea deixava de gerar sinais elétricos e as suas armadilhas continuavam abertas ao tacto.

Além disso, no caso das gavinhas, estas deixaram os seus movimentos autónomos e ficaram imóveis, adotando uma forma curvada.

A investigação sugere que a ação da anestesia sobre os níveis celulares e orgânicos dos animais é similar à das plantas, pelo que podem funcionar como sistema de teste alternativo para realizar estudos sobre esta matéria.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As plantas sentem e reagem ao ambiente que as rodeia, descodificadas através dos seus impulsos elétricos, podendo até mesmo sentir dor, tristeza, alegria e até comunicam entre si! Já se sabe disto há bastante tempo, mas só agora é que chegou ao público em geral e aos poucos. Devemos até falar com as plantas, fá-las sentir melhor e isso vê-se pelo seu crescimento,as árvores também e são ainda mais complexas!…
    Querem saber mais sobre isto, pesquisem as experiências feitas por Clive Backster e o trabalho de Peter Wohlleben. O livro “The Secret Life of Plants”, de Peter Tompkins e Christopher Bird.
    Nunca mais vão olhar para uma planta da mesma forma!

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …