O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

rach2k / Flickr

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta.

Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Nature Sustainability, evidencia que só é possível obter alimentos para metade de toda a população mundial de forma sustentável, isto é, sem comprometer a alimentação e a sobrevivência das gerações vindouras.

De acordo com os autores do estudo, uma reorganização na produção de alimentos aliada a algumas mudanças nos hábitos e dietas alimentares permitiram alimentar 100.000 milhões de pessoas de forma sustentável.

“Não deveríamos avançar mais na direção de produzir alimentos à custa do meio ambiente”, considerou Dieter Gerten, cientista do Potsdam Institute for Climate Impact Research, na Alemanha, e autor principal do estudo, citado pela New Scientist.

Em 2009, cientistas identificaram nove “fronteiras planetárias”, limites que não devemos exceder que quisermos manter os sistemas de suporte de vida na Terra.

Para esta investigação, a equipa liderada por Dieter Gerten analisou quatro das nove linhas vermelhas que são relevantes para o setor agrícola: não usar muito nitrogénio, o que causa zonas mortas em lagos e oceanos, não tirar demasiada água doce dos rios, não derrubar muitas árvores e/ou florestas e manter a biodiversidade.

Além de concluir que metade da produção alimentar viola atualmente estes limites, esta investigação é também a primeira a fornecer informações geográficas sobre os locais que estão a transgredir estes limites. Segundo estas conclusões, deveria ser restringido o uso de fertilizantes em algumas partes do leste da China e da Europa Central, devendo este ser expandido para algumas áreas da África Subsariana e oeste dos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …