O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

rach2k / Flickr

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta.

Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Nature Sustainability, evidencia que só é possível obter alimentos para metade de toda a população mundial de forma sustentável, isto é, sem comprometer a alimentação e a sobrevivência das gerações vindouras.

De acordo com os autores do estudo, uma reorganização na produção de alimentos aliada a algumas mudanças nos hábitos e dietas alimentares permitiram alimentar 100.000 milhões de pessoas de forma sustentável.

“Não deveríamos avançar mais na direção de produzir alimentos à custa do meio ambiente”, considerou Dieter Gerten, cientista do Potsdam Institute for Climate Impact Research, na Alemanha, e autor principal do estudo, citado pela New Scientist.

Em 2009, cientistas identificaram nove “fronteiras planetárias”, limites que não devemos exceder que quisermos manter os sistemas de suporte de vida na Terra.

Para esta investigação, a equipa liderada por Dieter Gerten analisou quatro das nove linhas vermelhas que são relevantes para o setor agrícola: não usar muito nitrogénio, o que causa zonas mortas em lagos e oceanos, não tirar demasiada água doce dos rios, não derrubar muitas árvores e/ou florestas e manter a biodiversidade.

Além de concluir que metade da produção alimentar viola atualmente estes limites, esta investigação é também a primeira a fornecer informações geográficas sobre os locais que estão a transgredir estes limites. Segundo estas conclusões, deveria ser restringido o uso de fertilizantes em algumas partes do leste da China e da Europa Central, devendo este ser expandido para algumas áreas da África Subsariana e oeste dos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …