Cientistas descobrem que as piranhas têm sempre dentes novos à espreita

As piranhas perdem os seus dentes velhos em grupos, um lado da boca de cada vez, com novos dentes a crescer como substitutos simultaneamente.

De acordo com o Science Alert, uma nova investigação descobriu que os dentes novos das piranhas estão à espera em ‘criptas’ debaixo dos dentes velhos, permitindo que assumam instantaneamente o controlo assim que os outros caem.

Os investigadores que descobriram este fenómeno odontológico incomum — mas que acontece várias vezes na vida de uma piranha — dizem que pode ter evoluído das principais necessidades deste animal para se proteger contra a perda de dentes (e por estar sempre pronto para se alimentar).

Pesquisas anteriores já tinham mostrado que as piranhas perdiam os dentes de um lado da boca de cada vez, mas o mecanismo exato de como estes eram substituídos continuava a ser um mistério. Até agora. O estudo foi publicado na revista Evolution & Development.

“Penso que, de certa forma, encontrámos uma solução para um problema óbvio, mas que ninguém havia articulado antes”, diz o biólogo Adam Summers, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

“Os dentes formam uma bateria sólida que é trancada junta, e todos estão perdidos de uma só vez num lado do rosto. Os dentes novos usam os antigos como ‘chapéus’ até que estejam prontos para irromper. Por isso, as piranhas nunca ficam desdentadas, mesmo estando constantemente a substituir os dentes sem brilho por novos e afiados”.

Com uma dieta que pode ser capaz de mastigar carne, escamas, ossos e plantas, estes peixes não querem ficar sem um conjunto de dentes afiados — e este processo agora descoberto garante-lhes isso.

Ter os dentes entrelaçados provavelmente dá-lhes uma estabilidade extra ao mastigar, pois o stress espalha-se de forma mais uniforme. Porém, existe alguma variedade nos mecanismos de travamento usados por diferentes piranhas e pacus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …