Piores cheias de sempre causam pelo menos 30 mortos na Bósnia e na Sérvia

 

Pelo menos 30 pessoas morreram nas inundações dos últimos dias, na Bósnia e na Sérvia, mas o balanço destas intempéries é mais grave, pois Belgrado recusa-se a revelar dados até terminarem as operações de socorro.

“Mais de vinte corpos já foram transportados para a morgue de Doboj”, afirmou este sábado Obren Petrovic, presidente da Câmara da cidade situada no norte da Bósnia, em declarações à televisão pública FTV, citada pela AFP.

O anterior balanço, para a Sérvia e a Bósnia em conjunto, dava conta de pelo menos 16 mortos, seis deles em Doboj.

Na Sérvia, onde o balanço oficial é de três vítimas mortais, as autoridades descobriram mais corpos nas cidades onde se verificou descida parcial das águas.

As autoridades locais decidiram, no entanto, não avançar um número de mortos, até terminarem as operações de socorro.

“Descobrimos cadáveres em Obrenovac [perto de Belgrado]. As pessoas têm medo do que poderemos descobrir com a retirada das águas”, afirmou o primeiro ministro sérvio Aleksandar Vucic, que afirma tratar-se da “pior catástrofe natural da história da Sérvia”. “Choveu mais num dia do que em quatro meses”, explicou.

Cheias históricas

Dezenas de cidades da Bósnia e da Sérvia foram inundadas pelas chuvas, desde a passada quarta-feira. A precipitação diminuiu consideravelmente de intensidade neste sábado, mas as cheias nos rios – entre os quais o Danúbio, Kolubara e Sava – continuam a causar estragos.

Dezenas de milhares de pessoas estão presas nas suas casas, acessíveis apenas por barco. Maglaj, Doboj e Samac, no norte da Bósnia, e Obrenovac, na Sérvia, são as cidades mais afetadas.

Na Bósnia, na região de Zenica, dezenas de aldeias foram evacuadas devido a deslizamentos de terras.

Estas são as piores inundações nestes países pelo menos nos últimos 120 anos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.