Nova pílula contracetiva pode ajudar a reduzir o risco de cancro do ovário

As formas mais modernas da pílula combinada ajudam a diminuir o risco de cancro do ovário. Ainda assim, os investigadores ainda não descobriram se os resultados também são válidos para outros produtos derivados de progestina.

Uma investigação recente, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, e da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, concluiu que as mulheres que tomam uma forma mais recente da pílula combinada têm menor risco de desenvolver cancro do ovário relativamente às que não usam contracetivos hormonais.

Neste estudo, os investigadores usaram um banco de dados dinamarquês com informações de mais de 1,8 milhões de mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos, sobre prescrições de contracetivos hormonais e com os registos dos casos de cancro.

Segundo o estudo, publicado recentemente na revista British Medical Journal, a maioria do uso de contracetivos hormonais (86%) foi reduzida à pílula combinada.

Os dados usados neste estudo foram recolhidos entre 1995 e o final de 2014. Na investigação, os investigadores levaram em consideração vários fatores como o número de filhos e a história familiar de cancro da mama ou de ovário.

Desta forma, analisando estes dados, os cientistas descobriram que as mulheres que utilizaram contraceção hormonal em algum momento tinham um risco 34% menor de desenvolver cancro do ovário relativamente às que não o fizeram. Para utilizadoras recentes, a redução foi de 42% e, para as mulheres que não o tomaram durante um ano ou mais, o risco era 23% menor.

Lisa Iversen, autora do artigo científico, refere que “para mulheres que estão agora em idade reprodutiva e que usam produtos hormonais contemporâneos, as descobertas são tranquilizadoras porque continuam a demonstrar um risco reduzido de cancro de ovário associado a contracetivos orais combinados”.

Além disso, adianta a Visão, os investigadores notaram também que a redução geral foi mais pronunciada nas mulheres que tomaram a pílula combinada do que nas que usaram apenas progestogénios. As formas mais recentes da pílula contêm diferentes doses de estrogénio sintético, assim como diferentes tipos de progestinas, havendo algumas que são tomadas sem paragens.

Apesar destas conclusões, este estudo não é suficiente para provar a relação de causalidade entre o uso da pílula e a redução do risco de desenvolvimento de cancro do ovário.

Além disso, ressalva a revista, este estudo tem outras limitações, como o facto de os investigadores terem deixado de seguir as mulheres assim que fizeram 50 anos e, por esse motivo, o impacto sobre elas à medida que envelheciam não foi investigado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …