Nova pílula contracetiva pode ajudar a reduzir o risco de cancro do ovário

As formas mais modernas da pílula combinada ajudam a diminuir o risco de cancro do ovário. Ainda assim, os investigadores ainda não descobriram se os resultados também são válidos para outros produtos derivados de progestina.

Uma investigação recente, levada a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, e da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, concluiu que as mulheres que tomam uma forma mais recente da pílula combinada têm menor risco de desenvolver cancro do ovário relativamente às que não usam contracetivos hormonais.

Neste estudo, os investigadores usaram um banco de dados dinamarquês com informações de mais de 1,8 milhões de mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos, sobre prescrições de contracetivos hormonais e com os registos dos casos de cancro.

Segundo o estudo, publicado recentemente na revista British Medical Journal, a maioria do uso de contracetivos hormonais (86%) foi reduzida à pílula combinada.

Os dados usados neste estudo foram recolhidos entre 1995 e o final de 2014. Na investigação, os investigadores levaram em consideração vários fatores como o número de filhos e a história familiar de cancro da mama ou de ovário.

Desta forma, analisando estes dados, os cientistas descobriram que as mulheres que utilizaram contraceção hormonal em algum momento tinham um risco 34% menor de desenvolver cancro do ovário relativamente às que não o fizeram. Para utilizadoras recentes, a redução foi de 42% e, para as mulheres que não o tomaram durante um ano ou mais, o risco era 23% menor.

Lisa Iversen, autora do artigo científico, refere que “para mulheres que estão agora em idade reprodutiva e que usam produtos hormonais contemporâneos, as descobertas são tranquilizadoras porque continuam a demonstrar um risco reduzido de cancro de ovário associado a contracetivos orais combinados”.

Além disso, adianta a Visão, os investigadores notaram também que a redução geral foi mais pronunciada nas mulheres que tomaram a pílula combinada do que nas que usaram apenas progestogénios. As formas mais recentes da pílula contêm diferentes doses de estrogénio sintético, assim como diferentes tipos de progestinas, havendo algumas que são tomadas sem paragens.

Apesar destas conclusões, este estudo não é suficiente para provar a relação de causalidade entre o uso da pílula e a redução do risco de desenvolvimento de cancro do ovário.

Além disso, ressalva a revista, este estudo tem outras limitações, como o facto de os investigadores terem deixado de seguir as mulheres assim que fizeram 50 anos e, por esse motivo, o impacto sobre elas à medida que envelheciam não foi investigado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …