/

Ainda há casos de pessoas vivas que são declaradas mortas. O que explica este fenómeno?

Uma mulher de 82 anos que foi recentemente declarada morta numa casa de repouso em Nova Iorque foi descoberta viva mais tarde por funcionários da funerária.

Isto ocorre após um incidente semelhante no Iowa, onde uma mulher de 66 anos com demência precoce foi declarada morta por uma enfermeira, apenas para ser encontrada com falta de ar quando a equipa funerária abriu o fecho do saco do corpo.

Felizmente, estes eventos são muito raros. Mas o medo deles é visceral, o que pode explicar um antigo costume naval. Ao costurar a mortalha de lona para um marinheiro morto, o veleiro fazia o último ponto no nariz do falecido. Presume-se que ter uma agulha de pano de vela no nariz era um estímulo potente o suficiente para acordar qualquer marinheiro que ainda estivesse vivo.

A confirmação da morte hoje em dia é felizmente muito menos brutal.

A ausência de sinais cardíacos e respiratórios durante um período de tempo, a presença de pupilas fixas e dilatadas e a incapacidade de responder a qualquer estímulo devem significar que a pessoa faleceu. Todos os médicos são ensinados a fazer isso e todos estão cientes dos seus deveres.

Infelizmente, houve casos em que a morte foi confirmada por este processo, mas o paciente mostrou sinais de vida depois.

Ao longo dos anos, o médico Stephen Hughes viu vários casos destes. Um dia, em um hospital, um colega declarou a morte de uma idosa, mas pouco tempo depois ela voltou a respirar e o seu pulso foi restaurado brevemente.

Num outro incidente inesquecível, a equipa de emergência médica foi acionada com as palavras: “Paragem cardíaca. Funerária. Isto não é uma piada!” Uma mulher tinha sofrido uma overdose de barbitúricos prescritos para a sua epilepsia e tinha sido vista por um clínico geral que certificou que ela estava morta.

Mas, ao chegar ao necrotério, uma das suas pernas estava a tremer. Embaraço excruciante por toda parte.

A falha em realizar o procedimento de confirmação da morte explica corretamente alguns casos de pessoas incorretamente declaradas como mortas. Um exame superficial enquanto distraído pode facilmente levar a uma falha em ouvir os sons do coração e detetar respirações superficiais e infrequentes. Vale a pena ser minucioso. No entanto, alguns medicamentos que damos aos pacientes podem tornar a tarefa mais difícil.

Drogas, toxinas e água fria

Medicamentos sedativos são pensados de alguma forma para proteger o cérebro de danos e isso é usado na anestesia para grandes procedimentos cirúrgicos, especialmente se for necessário interromper a circulação por um tempo.

Menos útil e com potencial para causar alarme, uma overdose de sedativos reduz a capacidade de resposta e deprime a respiração e a circulação, levando à impressão de morte enquanto protege o cérebro da hipóxia (falta de oxigénio). Mais tarde, à medida que a substância é eliminada do corpo, a pessoa pode acordar.

Diazepam (nome comercial Valium) e alprazolam (nome comercial Xanax) fizeram com que pessoas fossem erroneamente declaradas mortas.

Certas toxinas podem ter um efeito semelhante. Praticantes de vodu chamados Bokors aparentemente administravam pós às vítimas para as fazer parecer mortas. Esses pós supostamente continham pequenas doses de tetrodotoxina do baiacu para paralisar a vítima, que foi presumivelmente sequestrada antes do enterro e escravizada. Os danos neurológicos do processo de “zombificação” poderiam explicar a imagem popular do zombie?

A imersão em água fria também pode levar à ilusão de morte devido ao seu efeito na diminuição da frequência cardíaca. A sobrevivência após períodos consideráveis ​​de tempo na água está bem documentada.

Na medicina de emergência, há muito se ensina que um paciente afogado não é considerado morto até que seja aquecido. Boa recuperação neurológica foi relatada após períodos de imersão em água fria de até 70 minutos.

O desmaio também pode enganar o médico certificador. A ativação do nervo vago (o nervo craniano mais longo do corpo) ocorre durante o desmaio, desacelerando o coração e reduzindo a pressão arterial.

Isso pode explicar um caso muito triste relatado nas Honduras. Acredita-se que uma adolescente grávida morreu de choque após ouvir tiros no seu bairro. Foi ouvida a gritar dentro do seu caixão um dia após o seu funeral. É bem possível que tenha acordado após um desmaio prolongado.

Muitos casos parecem ter origem fora da Europa. A variação geográfica na confirmação médica do procedimento de morte pode explicar isso. Talvez os erros surjam quando as pessoas têm menos possibilidades de arcar com os custos de um médico.

Seja qual for a causa, estes casos aparecem nas notícias porque são sensacionalistas, mas, no final das contas, são muito raros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.