“Caçadores” procuram tesouro nazi nos Países Baixos com novo mapa (e até arriscam detonar bombas)

1

Sem Van Der Wal / EPA

Dezenas de pessoas procuraram no fim de semana um suposto tesouro enterrado por soldados nazis alemães na cidade holandesa de Ommeren, depois de o Arquivo Nacional dos Países Baixos ter revelado um mapa que aparentemente indica o local.

O município de Buren, onde se situa Ommeren, no centro do país, indicou hoje que vai agora analisar a veracidade das informações contidas no mapa, em que supostamente se revela onde estão enterradas quatro caixas cheias de joias e moedas, um aparente tesouro datado da Segunda Guerra Mundial.

Segundo um porta-voz municipal, depois de muitas pessoas terem dedicado sábado e domingo a tentar a sorte na procura do suposto tesouro, nenhuma delas teve êxito, tal como já acontecera, no passado, a investigadores do próprio Estado neerlandês.

O porta-voz adiantou que os caçadores de tesouros têm feito escavações em propriedades privadas, embora a polícia não tenha passado multas, limitando-se a deixar advertências e avisos para que abandonem as áreas em que escavam.

Segundo a imprensa local, o proprietário de um terreno privado localizou um homem enterrado num buraco até ao peito que estava à procura do tesouro.

O município proibiu os cidadãos de usar ou transportar detetores de metais ou qualquer outro dispositivo para encontrar objetos metálicos nalgumas cidades, devido à possível existência de bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial e de minas terrestres.

Os caçadores de tesouros foram para Omeren com pás e detetores de metais após os arquivos nacionais neerlandeses terem revelado na semana passada um mapa que aparenta mostrar o local onde soldados nazis enterraram milhões de euros em joias, relógios, ouro e diamantes roubados num banco de Arnhem, no leste dos Países Baixos.

O documento contém pistas sobre a suposta localização do tesouro – quatro caixas de munição cheias de relógios, joias, ouro e pedras preciosas – e indica que os objetos estariam enterrados num local em Ommeren, segundo o depoimento de um soldado alemão que, em 1947, garantiu ter observado três companheiros a enterrarem as caixas.

O valioso saque foi roubado por soldados alemães de uma agência do banco Robaver (1911-1947), em Arnhem, em agosto de 1944, depois de o edifício ter sido atingido por bombas.

Segundo os relatos contidos nos documentos, os soldados alemães esconderam, inicialmente, os objetos de valor nos próprios casacos e, depois, encheram baús e caixas de munições vazias antes de as enterrar.

Dado o enorme valor dos objetos (vários milhões de euros, segundo o Arquivo Nacional), o próprio Estado neerlandês tentou várias vezes localizá-los, mas sem sucesso.

O suposto mapa do tesouro vem dos arquivos do Instituto de Administração dos Países Baixos, que se dedica à investigação de ativos alemães em solo holandês após a Segunda Guerra Mundial.

Uma das teorias oficiais é que o tesouro foi desenterrado alguns dias depois pelos mesmos soldados, porque Ommeren ainda era uma área afetada pela guerra, pelo que, depois, ninguém conseguiu localizá-lo ao longo de todas as últimas décadas.

Lusa //

1 Comment

  1. Mais uma trupe de caçadores de gambuzinos a tentar enriquecer rapidamente! Porque será que há tantas histórias de tesouros nazis que ninguém encontra, passados mais de 70 anos? O que se tem encontrado têm sido só…bombas por explodir. Boa sorte!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.